sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Flávio Dino entrega Praça Negro Cosme e ressalta “resgate histórico”

Governador durante a entrega da Praça Negro Cosme (Handons Chagas)

“Resgate histórico e combate à desigualdade”, assim o governador Flávio Dino definiu a Praça Negro Cosme e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) entregues no bairro Fé em Deus, em São Luís, na manhã desta sexta-feira (8). As obras são parte do pacote de intervenções do executivo estadual que homenageiam o aniversário de 405 anos da capital maranhense.
“Com estas, estamos completando 10 inaugurações e vamos chegar a 14 ainda hoje. É uma praça muito importante que nós estamos inaugurando por homenagear uma figura do povo tão importante e que durante todo esse tempo foi esquecido, Negro Cosme, o líder da Balaiada”, destacou o governador.
Sobre a nova sede do Creas, o governador falou da importância da parceria com a Prefeitura de São Luís, que assume as atividades no prédio e o papel sócio-econômico do lugar. “O que estamos fazendo aqui é o combate à desigualdade com a entrega agora desse Creas. Já havíamos entregue um Conselho Tutelar para cuidar desta área, historicamente abandonada, e entregamos, ao mesmo tempo, um equipamento urbano para o bairro com aparelhos de ginástica, áreas de esporte e lazer para a comunidade”.
Desenvolvimento
Realizadas por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Secid), as obras fazem parte do PAC Rio Anil, termo de compromisso assinado pelo Governo do Estado com a União Federal em dezembro de 2007.
Além de vias urbanas, de acordo com a secretária da Secid, Flávia Alexandrina, o projeto incluía diversos equipamentos sociais e espaços públicos públicos que foram negligenciados em gestões anteriores e retomados a partir de 2015. “ Quando chegamos não encontramos sequer os projetos. Por determinação do governador Flávio Dino, que definiu esta iniciativa como prioritária, partimos para desenvolver tudo o que era necessário, fazer as licitações, construir e agora entregamos o fruto desse empenho do governo, que significam inclusão social”.
Empenho que gerou frutos como a urbanização das Vilas Gorete e Veleiros e Conselho Tutelar entregues no último sábado (2) e outras obras que chegarão à comunidade, como o Centro de Iniciação ao Trabalho, construído ao lado do Creas.
“O projeto começa agora a ir ao encontro do seu objetivo. Vamos iniciar ainda uma grande urbanização que pega todo o bairro da Liberdade, levando equipamentos de segurança, como Unidade de Segurança Comunitária, uma escola de ensino fundamental de 12 salas, uma extensa praça. É uma obra de urbanização que vem para incluir”, destacou.
Mudança
Moradora do Residencial Jackson Lago, a costureira Maria Claiudes disse que não precisa mais passar por um trilha no meio do mato para chegar em casa. “A praça ficou linda! Antes tinha que passar no meio do mato, agora não, tá lindo, a gente vem, as crianças brincam, muito bom mesmo!”.
A comerciante Maria Catarina de Souza Silva, de 65 anos, tem um trailer em frente à Praça e conta o que mudou com a construção. “Melhorou principalmente para as crianças, que agora têm um espaço para brincar e minhas vendas também cresceram em média 30%”, afirmou.
Resgate
O bairro da Fé em Deus integra um dos maiores quilombos urbanos do país e, de acordo com o secretário de Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, as entregas realizadas nesta sexta -feira (8) são apenas algumas das ações afirmativas promovidas pelo Governo do estado às comunidades tradicionais negras.
“Além do reconhecimento simbólico a um líder negro, é uma obra que traz inclusão para essa comunidade e como estas teremos muitas outras, como esse Centro de Inclusão construído aqui em um espaço que já foi utilizado para troca de escravos e a Rota dos Quilombos, projeto que vai chegar a vários quilombos do interior do estado”.
Michael  Lopes é presidente do Centro de Integração Sócio Cultural Aprendiz do Futuro, uma organização que desenvolve atividades nas áreas de esporte, cultura e lazer nos bairros vizinhos. Ele destacou a importância das obras para a comunidade. “O Cras mais próximo que tínhamos fica na Liberdade e agora, além de ter esse equipamento aqui perto da gente, essa praça representa um empoderamento do povo negro, que agora tem um monumento de referência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário