quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Ginecologista do HU-UFMA é premiada em concurso nacional de prosa


Conto de Márcia Sousa é classificado em terceiro lugar na XIV Jornada Médico Literária Paulista
Chefe da Divisão Médica do Hospital Universitário da UFMA, a ginecologista Márcia da Silva Sousa encontra na literatura o equilíbrio que considera fundamental para exercer a medicina. As duas atividades que desempenha com a mesma paixão estão irremediavelmente ligadas a ponto de não enxergar fronteira entre uma e outra. “Lidar com pessoas, perceber suas alegrias e dramas fornecem um material literário incrível. O estresse da profissão, nossas emoções nesta lida diária também”.
A médica que gosta de escrever, como costuma se definir, acaba de acrescentar um certificado ao currículo que tem tudo a ver com a forma como prefere extravasar emoções e percepções. O de terceiro lugar no concurso de prosas da XIV Jornada Médico Literária Paulista pelo conto “Três”. O prêmio, mais que um reconhecimento à carreira de escritora, representa um incentivo aos colegas da medicina. “Os jurados são escritores das Academias ou doutores em letras de grandes universidades. Fiquei muito feliz pois o Maranhão se destacou, isso que importa”.
O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, regional do Estado de São Paulo, foi realizado no final de agosto na capital paulista com a participação de médicos de todo o país. O conto premiado aborda um triângulo amoroso inusitado que resultou no nascimento de trigêmeos. “É divertido e dramático”, sintetiza a autora.
Antes de entrar para a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), há cinco anos, ela não pretendia publicar nada, produzia para o próprio consumo. Atualmente, Márcia Sousa é a presidente da regional Maranhão e já participou de duas antologias escrevendo poemas e contos. Considera que há muitos médicos escritores excepcionais por aqui e deseja que eles fortaleçam a entidade. “Temos grandes talentos aqui e grande parte dos sobramistas fazem parte do quadro do HU-UFMA. São poetas, contistas, cronistas, romancistas e biógrafos espetaculares, muitos ainda escondidos e que precisam mostrar sua arte”, avalia.
À frente da Sociedade ela já está motivada para um novo desafio. Em 2018, o Maranhão receberá o congresso nacional da SOBRAMES com médicos escritores de todo o país. E já articula em torno do projeto para a realização do primeiro concurso literário do HU-UFMA. “Tenho certeza absoluta que grandes talentos se revelarão”. Quem apostaria o contrário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário