sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Governador participa da abertura da Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais

A capital maranhense sedia o 14º Fórum Nacional dos Juizados Especiais Federais (FONAJEF) e, na noite desta quinta-feira (31), o governador Flávio Dino ministrou palestra durante a abertura do evento, no Palácio dos Leões. Durante o encontro, que reúne juízes federais de todo o país, são discutidos temas e soluções para aprimorar o funcionamento dos juizados especiais federais.

Ex-magistrado federal, o governador do Maranhão foi presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e foi, durante o seu mandato, em 2004, que foi instituído o Fonaje. “Nós temos uma tradição no Brasil de juizado especiais, inicialmente na Justiça Estadual, ainda nos anos 90, depois implantamos na Federal, com a lei 10.259, ao tempo que eu presidi a Ajufe. Então, é muito importante para nós todos, porque permite que eu me lembre dessa trajetória e também porque comemoramos essa iniciativa tipicamente brasileira, em que se valoriza o acesso à Justiça, a gratuidade, a velocidade, além do pronto pagamento das ações. É um sucesso e tenho certeza que os juízes de todas instâncias aqui presentes vão contribuir para que tudo se aperfeiçoe”, destacou Flávio Dino, que durante a palestra abordou temas como a atuação no judiciário e a conjuntura atual.
Para o o presidente da Ajufe, Roberto Veloso, esta edição do Fórum será de grande importância para pensar estratégias para dar mais celeridade aos processos existentes e acumulados nos juizados. “O objetivo principal é discutir ideias que possam melhorar os julgamentos nos juizados. Só aqui em São Luís existem mais de 30 mil processos esperando julgamentos, são próximo de quatro mil audiências a serem realizadas”, explicou o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário