terça-feira, 19 de setembro de 2017

Hospital da Criança recebe livros infantis doados pelo programa municipal Todos por São Luís


Hospital da Criança recebe livros infantis doados pelo programa municipal Todos por São Luís
A Prefeitura de São Luís entregou kits de livros infantis à brinquedoteca do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos (Hospital da Criança), no bairro Alemanha. A doação foi feita por meio de parceria do programa Todos Por São Luís e da Biblioteca Municipal. Aproximadamente 300 exemplares foram doados ao acervo da unidade de saúde, referência pediátrica no Maranhão e que atende crianças de todo estado. A primeira-dama Camila Holanda, coordenadora do Todos por São Luís, participou da entrega.
Camila Holanda explicou como funciona o programa Todos por São Luís e destacou que a doação de livros é uma semente de promoção da cidadania que visa estimular a leitura entre as crianças. "O Todos por São Luís é um programa da gestão do prefeito Edivaldo que visa promover cidadania e levar direitos aos diversos bairros da capital. Nele temos a parceria com a Biblioteca Municipal para implantação de Espaços de Leitura e doação de livros a lugares como este que já dispõem de estrutura física. É muito prazeroso realizar mais esta ação de fortalecimento deste espaço, que também é municipal, para auxiliar ainda mais os serviços oferecidos aqui", destacou a primeira-dama.
A ação foi escolhida para acontecer neste mês como forma de presentear o Hospital da Criança, que em setembro completa 21 anos de atuação. O espaço de leitura visa melhor atender e contribuir para o desenvolvimento das crianças assistidas pelo hospital. "O Hospital da Criança é um parceiro da Biblioteca e desde a implantação da brinquedoteca fazemos constantes doações e atividades aqui. É uma forma de extensão do trabalho já desenvolvido diariamente no equipamento municipal de cultura, sendo um espaço que prioriza a formação da sociedade e incentiva a leitura desde a infância. Este ano já realizamos uma ação em abril, mês do livro, e voltaremos em outubro para um momento literário de contação de histórias, brincadeiras e personagens de livros infantis, em alusão ao Dia das Crianças", ressaltou a diretora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira.
As coordenadoras da brinquedoteca hospitalar, Elizabeth Barros e Solange Serra, agradeceram as doações e pediram que a parceria se prolongue ao longo dos anos, pois o espaço trabalha tanto com as crianças, quanto com os acompanhantes. "Recebemos crianças de 0 a 13 anos e muitas delas passam por um grande período de internação, além dos acompanhantes, como as mães, que usam o espaço como um local para estudo. Para as crianças, a brinquedoteca é essencial para sua recuperação, porque aqui fazem coisas próprias da infância, como brincar, estudar e desenvolver habilidades, além de amenizar a dor e estresse da internação", contou Solange Serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário