quarta-feira, 27 de setembro de 2017

HU-UFMA se qualifica para ser um polo transplantador de fígado

Tutores do Projeto de Qualificação em Doação e Transplante chegam ao hospital para vistoria e capacitação profissional
O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu entre os dias 25 e 26, visita técnica de profissionais do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), como parte da programação do projeto de tutoria e qualificação em doação e transplante iniciada em 2016, no qual profissionais das áreas de transplante renal e hepático do HU-UFMA estão sendo capacitados.
O projeto integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que objetiva contribuir para o desenvolvimento institucional do SUS por meio de intervenções tecnológicas, gerenciais e capacitação profissional. É feito em parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e as entidades de saúde portadoras do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde. Nesse caso, o convênio foi firmado com a Secretaria da Saúde do Ceará, que tem o Hospital Geral de Fortaleza como referência na área e, portanto, o tutor do programa para toda a região Norte/Nordeste.
Participaram da visita a responsável técnica do Programa de Transplantes Hepáticos e tutora do HGF, Ivelise Brasil, a hepatologista e intensivista da UTI de pós-operatório de transplantes do HGF, Marina Studart, a enfermeira perfusionista responsável pela captação de órgãos abdominais (fígado, rins, pâncreas), Patrícia Almeida e a coordenadora de enfermagem do Setor de Transplantes do HGF, Celi Girão.
Foram realizadas duas palestras com os temas “Pós-operatório de transplante hepático” e “Principais complicações no pós-operatório precoce de transplante hepático”, ministradas pela hepatologista e intensivista, Marina Studart. Ela focou nas peculiaridades dos pacientes transplantados, nos cuidados especiais necessários para uma boa recuperação, entre outras questões. Destacou também o empenho da equipe e da gestão para iniciar o quanto antes os transplantes de fígado. “Percebe-se o quanto a equipe está capacitada para iniciar os transplantes nessa área, não só de competência técnica, mas de estrutura física, insumos e tudo que gira em torno desse tipo de cirurgia. ”
A qualificação contou ainda com treinamento em serviço para a equipe do centro cirúrgico com a enfermeira Patrícia Almeida, além da avaliação do impacto da tutoria na melhoria dos transplantes do Maranhão e avaliação da estrutura física. Os tutores tiveram contato com os setores envolvidos diretamente com o transplante, a exemplo da Farmácia, Banco de Sangue, Central de Transplantes, Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos, Tecidos para Transplantes (Cihdott), Laboratório de Estudos Genômicos e de Histocompatibilidade.  Aproveitaram a ocasião para criar estratégias de melhorias para os transplantes.  
De acordo com a chefe do Transplante Hepático do HGF, Ivelise Brasil, é a primeira vez que um programa de tutoria em transplante acontece no Nordeste e um hospital da região capacita os demais “Esse projeto é muito importante, pois está saindo do eixo Sul/Sudeste do país. O HU-UFMA vai se configurar como um polo transplantador de fígado para toda essa região, somando esforços junto aos outros polos já existentes, para conseguir atender locais que ainda não tem equipes fazendo transplante de fígado”, pontua.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, destacou a importância dessa visita. “Eles puderam ver de perto a estrutura do hospital e o que a gestão tem investido para otimizar o que já vem sendo desenvolvido na área de transplante”.
A enfermeira chefe da Unidade de Transplante do HU-UFMA, Regina Cruz, falou que é uma honra a equipe do HU-UFMA ter sido escolhida para participar desse treinamento. “Nós estamos felizes com essa oportunidade que só vem para nos auxiliar a alavancar a questão dos transplantes no nosso estado”
Recentemente o Hospital Universitário da UFMA foi credenciado pelo Ministério da Saúde para a realização de mais dois tipos de transplantes: coração e fígado. O HU-UFMA já realiza transplantes de rim, córnea e tecido ósseo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário