quinta-feira, 14 de setembro de 2017

'Maio Oito Meia' documenta agitação musical do Maranhão nos anos 1980

 Projeto multimídia que engloba CD, LP, livro e filme, Maio Oito Meia documenta a efervescência cultural e política da cena universitária da cidade de São Luís (MA). Idealizado pelo jornalista e escritor Félix Alberto Lima, o projeto retrata os sonhos, anseios e embates de geração que, no rastro do fim da ditadura militar, esboçou a própria revolução comportamental nos corredores e nos arredores da Universidade Federal do Maranhão.

O DVD exibe o filme de Félix e Beto Matuch. Já o CD e o LP reproduzem a trilha sonora desse filme, composta por 12 gravações inéditas da produção musical de artistas da época. As gravações foram feitas por artistas nascidos no Maranhão – como Rita Benneditto e Zeca Baleiro – ou associados ao estado que gerou bandas como a Tribo de Jah.

Rita arma novamente Circo dos horrores (Josias Sobrinho). Baleiro repõe na roda a música La gira (Gerude e Jorge Thadeu). Já a Tribo de Jah revive Senzalas (Nicéas Drummond e Cecílio). Das 12 músicas, somente uma é inédita. Trata-se de Maio Oito Meia, parceria de Nosly com Félix Alberto Lima registrada no disco na voz de Nosly.

Se o disco fornece a trilha sonora do documentário, o livro Maio Oito Meia – Crônica de uma geração em movimento (Clara Editora) expõe fotos, fatos e personagens atuantes nessa cena povoada por agitação cultural e embates de natureza política. Enfim, o projeto lança luz sobre um movimento – até então restrito às fronteiras maranhenses – de uma geração que quis (e tentou) mudar o mundo.

(Crédito da imagem: capa do CD e LP Maio Oito Meia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário