domingo, 17 de setembro de 2017

Mais Saúde leva mais de 9 mil atendimentos ao Coroadinho

terceira edição do Mais Saúde4

A terceira edição do Mais Saúde promoveu 9.560 atendimentos neste fim de semana no bairro Coroadinho, levando um conjunto de serviços a centenas de pessoas. A ação do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem como objetivo o fortalecimento da assistência e atenção à saúde.
Vários serviços de saúde na área da atenção básica e cidadania foram oferecidos durante todo o sábado (16) e o domingo (17) no Centro de Ensino Dorilene Silva Castro. Testes rápidos (sífilis, Aids e hepatites), serviços de enfermagem (aferição de pressão e teste de glicemia) e serviço social foram os mais procurados pelos moradores do Coroadinho.
Foram feitos 1.408 testes rápidos, 1.020 atendimentos de enfermagem e 906 na área de serviço social, que são encaminhamentos para especialidades clínicas e cirúrgicas. O Mais Saúde conta com a parceria da Prefeitura de São Luís.
Muitas famílias aproveitaram o fim de semana para se consultar. É o caso da família Rosa, que buscou atendimento nos dois dias da ação no Coroadinho. A estudante Amanda Rosa se encarregou de avisar toda a família sobre os serviços, levando os dois filhos e a mãe.
“Não é todo dia que temos a oportunidade de conversar com um médico, um profissional ainda tão distante de muitas pessoas. Me consultei da vista e clínica médica”, disse Amanda, detalhando em seguida os benefícios para a família.
“Meus filhos também passaram pelo pediatra, não deixei de trazê-los. Sempre é bom manter a saúde em dia. Minha mãe veio no sábado consultar da vista e hoje já foi no clínico e ginecologista. Espero que esta ação venha mais vezes ao meu bairro”, completou.
    Muitas famílias participaram da ação para consultas em várias especialidades. (Foto: Francisco Campos)

A família Rodrigues também procurou vários serviços do Mais Saúde. Gleyce Rodrigues trouxe a filha de dois meses, a irmã Anielle e a filha de quatro anos. “Trabalhei no sábado, por isso trouxe todo mundo comigo no domingo para se cuidar”, explicou.
“Minha filha foi avaliada pelo pediatra e eu fiz exame de vista. Minha irmã consultou com clínico e a menina dela tomou vacina. Assim, vamos garantindo muitos anos de vida com saúde”, disse Gleyce.
Prevenção
 Muitas famílias participaram da ação para consultas em várias especialidades. (Foto: Francisco Campos)

O Mais Saúde fortalece o atendimento na área da atenção primária e atua de forma preventiva. “Vamos prosseguir com o Mais Saúde e esperamos ampliar ainda mais os atendimentos, beneficiando a população com serviços de saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
Orientações sobre diabetes, colesterol, pressão alta, nutrição, tabagismo, doenças sexualmente transmissíveis, escovação bucal, vacinação humana (hepatite e tétano) e animal (cães e gatos), clínica médica, oftalmologia, pediatria, dermatologia, ginecologia, vacinação e emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) foram outros serviços oferecidos na ação.
Para o coordenador da Assistência Farmacêutica da SES, Sandro Monteiro, esta é mais uma ação de fortalecimento da Política de Atenção Básica no estado. “O Mais Saúde percorre os bairros levando saúde a quem mais precisa, oferecemos atendimentos básicos que se forem feitos de forma frequente evitam o agravamento de doenças crônicas”, disse.
Saúde em dia
     Consultas oftamológicas fizeram parte do conjunto de serviços de saúde oferecidos no Coroadinho. (Foto: Francisco Campos)

O bombeiro Edson Leal pontuou a agilidade no atendimento e a atenção dos profissionais. “Estava nervoso porque minha vista está um pouco prejudicada, mas fui bem tratado, aplicaram o colírio e vou consultar com o médico. Só de saber que vou tratar de forma digna minha visão, o nervosismo passa”.
A dona de casa Joaquina Mendes, de 45 anos, conferiu a pressão, fez teste rápido e atualizou o cartão do SUS. “Vou sair daqui só quando acabar. São muitos serviços e quero fazer tudo, não sei o tempo que farei de novo. O Mais Saúde evita da gente ir para o posto fazer consultas simples”.
Silvana Rocha, de 31 anos, procurou os serviços de ginecologia e oftalmologia. “Estou aproveitando para consultar de tudo, é uma chance de não enfrentar filas em postos de saúde. Vou sair daqui com a saúde em dia”, comemorou a dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário