sábado, 9 de setembro de 2017

Nova praça na Fé em Deus resgata importância do negro na formação do Maranhão

Praça Negro Cosme (Handson Chagas)

“Acho muito digno esse resgate dos nossos ancestrais, dos negros do Maranhão, responsáveis por diversas conquistas da nossa terra e que garantem direitos atualmente não só para uma raça, mas para termos uma sociedade mais igualitária. Além disso, o espaço ganha uma utilidade para a comunidade como um todo, tirando crianças, jovens e idosos do ócio”, comenta dona Raimunda Silva de Oliveira, de 75 anos, sobre a Praça Negro Cosme, no bairro Fé em Deus, entregue na última sexta-feira (8) pelo Governo do Maranhão.
Conhecida como Dona Bidoca, Raimunda Silva de Oliveira é administradora do Terreiro de Iemanjá, na Fé em Deus, e afirma que a homenagem a um dos mais importantes líderes do movimento da Balaiada representa respeito à memória. Nonato Araújo, de 42 anos, tem opinião semelhante sobre a homenagem realizada pelo Governo do Maranhão e destaca, também, a importância do espaço para o lazer familiar.
“Quando se tem um bairro com uma infraestrutura de qualidade, você cria cidadãos com mais estimulo, com mais saúde, com mais cidadania e educação. É de extrema importância ter área de lazer e saber que seu lar se tornará mais valorizado, por essa área que o governo construiu”, conta Nonato Araújo.
O novo espaço a que Nonato se refere faz parte do conjunto de serviços do Governo do Maranhão para recuperar, restaurar e construir espaços públicos. Junto com a praça, vem mais um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). O projeto também vai ser integrado ao Centro de Referência em Igualdade Racial e Iniciação ao Trabalho, para incentivar a economia criativa.
Flávio Dino entrega praça Negro Cosme (Handson Chagas)

Para o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, as ações desempenhadas em homenagem ao negro são essenciais para o progresso da sociedade.  “O povo negro é aproximadamente 80% da população do Maranhão, que deu sua contribuição histórica para a construção do nosso estado e da nossa bela capital. Portanto, é importante rasgar os véus da invisibilidade, e pôr luz sobre os nossos heróis, homens e mulheres negras, que contribuíram para que chegássemos a São Luís de hoje”, diz.
“Assim, a Praça Negro Cosme e outros espaços que venham a homenagear os heróis negros são de suma importância, não só para o povo negro, mas para todos maranhenses”, acrescenta.
Negro Cosme
A homenagem com o espaço público foi uma forma de exaltar Negro Cosme, um dos líderes da Revolta da Balaiada, uma das maiores rebeliões populares da História do Brasil ocorrida no Maranhão e Piauí, entre 1838 a 1841. Ele liderou escravos de várias fazendas às margens do Rio Itapecuru.
No final de 1839 ele já era conhecido como Imperador da Liberdade. Negro Cosme foi enforcado em Itapicuru-Mirim, provavelmente em 20 de setembro de 1842. Hoje, ele é um dos símbolos nacionais da luta contra a escravidão.  Com a homenagem, a praça tem significativa importância para a história da população negra quilombola do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário