quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Porto do Itaqui estreita diálogo comercial na Ásia

Divulgação:   Apresentar o Porto do Itaqui como canal estratégico para o escoamento da produção do Maranhão e do centro norte do Brasil é o objetivo da participação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) em dois encontros de negócios no continente asiático a partir desta semana; o presidente da EMAP, Ted Lago, marca presença nos dois: a Missão Ásia – Investimentos em Portos Brasileiros, realizada pelo governo federal, na China (Xangai e Hong Kong) e em Singapura; e o seminário Oportunidade de Negócios e Investimentos no Agronegócio do Estado do Tocantins, de 19 a 23, em Tóquio; “Para nós é uma oportunidade de apresentar os diferenciais estratégicos e a infraestrutura do Itaqui, reforçar as tratativas que já vêm sendo feitas no mercado asiático”, afirma Ted

Apresentar o Porto do Itaqui como canal estratégico para o escoamento da produção do Maranhão e do centro norte do Brasil é o objetivo da participação da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) em dois encontros de negócios no continente asiático a partir desta semana. O presidente da EMAP, Ted Lago, marca presença nos dois: a Missão Ásia – Investimentos em Portos Brasileiros, realizada pelo governo federal a partir desta terça, 12, na China (Xangai e Hong Kong) e em Singapura; e o seminário Oportunidade de Negócios e Investimentos no Agronegócio do Estado do Tocantins, de 19 a 23, em Tóquio, no Japão.
A missão na China é uma realização do Governo Federal por meio da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos em parceria com o PPI – Programa de Parcerias e Investimentos e Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O objetivo é promover oportunidades de investimentos em portos brasileiros, especificamente atração de recursos para projetos e apresentar a empresas chinesas oportunidades de investimentos no Itaqui.
Além de seminário, o evento contempla reuniões de negócios e visitas a portos de referência. A delegação brasileira conta com membros do Governo Federal, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e gestores dos portos do Itaqui, São Sebastião, Açu, Pecem e Porto Central, esses últimos convidados a apresentar suas potencialidades e participar de reuniões com empresas locais. Esse convite demonstra a importância que o Porto do Itaqui possui hoje e sua consolidação como porto público preferencial do Arco Norte do país, com capacidade de atrair novos investimentos para o Maranhão. “Para nós é uma oportunidade de apresentar os diferenciais estratégicos e a infraestrutura do Itaqui, reforçar as tratativas que já vêm sendo feitas no mercado asiático”, afirma Ted Lago.
Após cumprir a agenda dessa missão Ted segue para o Japão, onde acompanha a comitiva do Governo do Tocantins em Tóquio, para o seminário Oportunidades de Negócios e Investimentos no Agronegócio do estado do Tocantins e visita a órgãos de governo e empresas japonesas. Integram a comitiva oficial do Governo de Tocantins o governador Marcelo Miranda (PMDB-TO), o senador Vicente Alves (PR-TO), a deputada Dulce Miranda (PMDB-TO), os secretários de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandre de Castro Silva, e de Agricultura e Pecuária, Clemente Barros, além de outras autoridades.
O presidente da EMAP participa como convidado, assim como o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Magno Pires, e o secretário executivo da Câmara do Comércio Brasil/Japão, Fujiyoshi Hirata. O motivo da participação do porto maranhense no seminário é apresentar o projeto para escoamento de carne frigorificada da região pelo Porto do Itaqui. “Esse convite demonstra a importância do nosso porto como porto preferencial do MATOPIBA e de todo do Arco Norte do Brasil”, afirma Ted Lago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário