sábado, 9 de setembro de 2017

Prefeitura entrega escola Henrique de La Rocque totalmente reformada e climatizada


Prefeito Edivaldo entrega escola Henrique de La Rocque reformada e climatizada
Uma nova escola, totalmente reformada e climatizada, foi entregue pelo prefeito Edivaldo, neste sábado (9). A Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Henrique de La Rocque, na Vila Embratel, na área Itaqui-Bacanga, está entre as cerca de 70 unidades que já passaram por reforma em toda sua estrutura realizada pela Prefeitura de São Luís para garantir educação de qualidade aos estudantes da rede municipal de ensino. A entrega da escola faz parte da programação de aniversário da cidade, que celebrou 405 anos de fundação na sexta-feira (8). A unidade é mais uma das dezenas contempladas com melhorias executadas por meio do programa 'Educar Mais'.
Acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do vice-prefeito, Julio Pinheiro, Edivaldo destacou a importância da escola para a região Itaqui-Bacanga, uma vez que ela atende cerca de 1.500 alunos da área. Até o fim deste ano serão entregues 120 escolas totalmente restauradas, por meio do 'Educar Mais', que tem como principais focos a melhoria da aprendizagem, o monitoramento do ensino, a formação continuada, a gestão e infraestrutura das unidades.
"É uma grande alegria poder devolver esta importante unidade amplamente requalificada e apta a receber nossas crianças com qualidade e dignidade. A área da educação sempre foi uma prioridade absoluta da nossa gestão e isso nós estamos concretizando com muitas ações que vão desde a melhoria da infraestrutura predial das nossas escolas, visando proporcionar ambientes mais adequados ao ensino; investimentos na capacitação de nossos educadores até a implementação de ferramentas importantes para nortear a tomada de nossas decisões na área", afirmou o prefeito Edivaldo.
Presente ao ato de entrega da escola, o vice-prefeito Julio Pinheiro pontuou as ações realizadas pela Prefeitura para o desenvolvimento da educação municipal. "Todo o esforço tem sido empreendido para a melhoria da nossa educação que, sem dúvida, é o carro-chefe do nosso governo, o que vem sendo evidenciado por meio do programa 'Educar Mais', que não apenas realiza a reforma das escolas, mas efetiva uma grande articulação no campo pedagógico, fortalecendo a rede municipal de ensino em todos os seus aspectos", observou Julio Pinheiro.
Segundo o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, a Prefeitura já entregou, nos últimos dias, as escolas Professora Luzenir Mata Roma (Vila Nova República); Meus Amiguinhos e Rosilda Cordeiro (Quebra Pote); São José e Cleonice Lopes (Itapera) e Hortência Pinto (Coqueiro). E já estão programadas para serem entregues nos próximos dias as U.E.Bs Alberto Pinheiro (Centro), Bandeira Tribuzi (Jaracati), Rubem Rosa (Poeirão); Gomes de Sousa e Tiradentes (Vila Maranhão), José Assub, entre outras que estão concluindo os serviços de reforma.
"Todo o nosso planejamento de entregas de unidades reformadas está sendo cumprido precisamente, para atender a determinação do prefeito Edivaldo em ofertar às nossas crianças ambientes escolares cada vez melhores. Sem dúvida, as dezena de escolas entregues amplamente restauradas, tendo como embasamento os princípios que norteiam o grandioso programa 'Educar Mais', instituído por esta gestão, representam um salto significativo na melhoria da infraestrutura escolar e na educação municipal como um todo", destacou o secretário Moacir Feitosa.
ESTRUTURA
A U.E.B. Henrique de La Rocque tem 15 salas de aula, agora todas climatizadas e atende a cerca de 1.500 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Ainda conforme Moacir Feitosa, a escola tem uma peculiaridade especial, o fato de ser o maior campo de estágio para estudantes de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Os serviços de reforma na unidade contemplaram melhorias em sua infraestrutura para garantir mais qualidade ao ensino e melhores condições de trabalho aos educadores. As obras de manutenção predial incluíram intervenções nas redes elétrica e hidráulica; pintura, cobertura, recuperação de salas de aula e salas de vídeo.
Com o objetivo de tornar o ambiente muito mais aprazível, confortável e estimulante ao aprendizado de crianças e jovens alunos. A recuperação dos prédios escolares da rede está entre as prioridades da gestão e garante, juntamente com outras iniciativas, o resultado positivo no ensino infantil e fundamental.
PROGRAMA
O programa municipal de educação 'Educar Mais' tem foco na aprendizagem, monitoramento, formação continuada, gestão e infraestrutura. Por meio do programa está sendo realizado o diagnóstico da qualidade do ensino oferecido na rede pública municipal de São Luís com o objetivo de acompanhamento, monitoramento e tomada de decisões.
Convidada especial da cerimônia de entrega da unidade, a aposentada Margarida Soares Nogueira, 88 anos, tem uma histórica relação de amor com a escola Henrique de La Rocque. Foi ela quem doou o terreno para construção da primeira sede da escola, nos idos de 1968.
"Fico imensamente feliz de ver que a escola continua firme e forte e agora mais do que nunca, após as reformas realizadas pela Prefeitura em toda sua estrutura. A escola já formou tantas crianças dessa cidade merceia mesmo esse tratamento", disse a aposentada.
Participaram também do ato de entrega os secretários municipais Pablo Rebouças (Governo), Antônio Araújo, (Obras e Serviços Públicos), Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento) e Conceição Castro (Comunicação); o procurador-geral do Município, Jackson Castro; a vereadora Concita Pinto; a diretora geral da unidade entregue, Rodivânia Frazão, entre outras autoridades e lideranças comunitárias locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário