sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Prefeitura participa da entrega da praça Odorico Mendes, revitalizada pelo Governo do Estado


Prefeitura participa da entrega da praça Odorico Mendes, revitalizada pelo Governo do Estado
O governador Flávio Dino inaugurou a nova Praça Odorico Mendes, que foi totalmente revitalizada e ganhou nova configuração. O vice-prefeito Julio Pinheiro representou o prefeito Edivaldo na inauguração. Localizada na Rua Rio Branco, Centro da cidade, a praça histórica estava em total estado de abandono e com as obras executadas pelo Governo teve sua estrutura física restaurada. Na ocasião, foram entregues ainda um complexo de segurança que inclui o 9º Batalhão de Polícia Militar e uma delegacia de Polícia Civil.
"Estamos felizes por entregar esta importante e significativa praça para a população, marcando a abertura da ampla agenda em comemoração ao aniversário de 405 anos de São Luís. Serão dezenas de obras inauguradas, equipamentos entregues e uma vasta programação cultural. Com esta praça e os equipamentos de segurança pública atendemos uma demanda antiga de moradores e do comércio local", enfatizou o governador Flávio Dino.
O vice-prefeito Julio Pinheiro participou da inauguração e destacou a importância da obra a para a capital. "É mais um equipamento público e importante sendo entregue à nossa cidade e com essa obra, o governador cumpre papel importante na parceria para fazer desta uma cidade mais bela. Essa revitalização vai dar, de fato, mais brilho e mais beleza à cidade", enfatizou o vice-prefeito.
As obras promovidas na praça integram o Programa de Habitação desenvolvido pelo Governo do Estado na região do Centro de São Luís. O objetivo é estimular a moradia e a promoção de negócios no bairro. A requalificação é o primeiro passo para revitalizar esta área urbana da cidade.
A Praça Odorico Mendes ganhou piso circular ao redor do busto do homenageado, melhoria da acessibilidade e mobilidade com rampas e piso tátil; iluminação artística no monumento e na vegetação; áreas de sombras com vegetação e bancos, para propiciar a vivência do espaço; disponibilização de áreas para instalações temporárias de brinquedos infantis ou feirinhas; instalação de bicicletário, lixeiras, bancos e sinalização adequada e resistente; e condições para a parada de ônibus, recuada da via.
Na segurança, a área ganhou as instalações do 9º Batalhão de Polícia Militar. A estrutura física conta com salas de administrativo, almoxarifado, reunião, plantão (corpo de guarda), de comandos e sub comandos, para guarda de equipamentos e armamentos; banheiros e alojamentos feminino e masculino; sala de estar, cozinha, restaurante e refeitório modernos. O Batalhão é responsável pelo policiamento nas áreas do Centro, Vila Palmeira, Monte Castelo, Alemanha, Camboa, entre outros bairros. O prédio vai abrigar ainda a Delegacia de Polícia Civil.
Para quem mora na área, a alegria em ver o espaço revitalizado e seguro. A procuradora federal Liene Silva, 74 anos, diz que agora se sente mais segura com a nova configuração. "Agora vamos poder fazer caminhadas, passear nesta que se tornou uma praça de verdade com essas obras e poder viver com mais tranquilidade aqui", disse ela.
EQUIPAMENTO HISTÓRICO
A praça homenageia o político, literato e filósofo Manoel Odorico Mendes, cujos restos mortais estão enterrados no local. Foi inaugurada em 1901, a Além de um busto, a praça já teve elegantes palmeiras imperiais e pinheiros. Com a revitalização, a figura de Odorico Mendes ficou mais destacada. O maranhense dedicou sua vida à literatura e filosofia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário