sexta-feira, 15 de setembro de 2017

ROBERTO ROCHA VIABILIZA IMPLANTAÇÃO DE ADUTORA E BARRAGEM EM ARARI

O parlamentar solicitou ao presidente da Codevasf que visita de técnicos relativa ao projeto “Diques da Baixada Maranhense” incluísse checagem de demanda para adutora de água e barragem para Arari.  
Uma audiência pública e uma visita de campo realizadas nesta quinta-feira (14) no município de Arari tiveram por objetivo discutir a questão da captação de água no povoado São José e construção de uma adutora e uma barragem visando a superação dos problemas com abastecimento de água durante o período das marés de Pororoca.
Na audiência pública do dia 14, a equipe da Codevasf foi colocada a par dos detalhes da situação do município, que sofre por não ter água tratada. Além dos vereadores e do presidente da Câmara, Evando Piancó, participaram da audiência o prefeito de Arari, Djalma Melo; o chefe de Gabinete, João Brito e vários secretários municipais.  A equipe da Codevasf foi composta pelo assessor da Presidência, Ivo Almeida Filho; o gerente de Meio Ambiente, Alípio Mustafá; o analista de desenvolvimento regional, Leonardo Frias; o engenheiro, José Saraiva; e o engenheiro civil da unidade de projetos, Hiroshi Kubo.

Ao se pronunciar, o Prefeito Djalma Melo falou da importância da adutora para a região: “É a grande obra sonhada pela população de Arari. Vem realmente resolver o problema da água de nossa cidade. Nesses meses de agosto, setembro outubro e novembro, nós temos um grande fenômeno que é o da Pororoca. A maré vem muito alta e forte, suja muito a água. E agora, nos últimos anos, ela também vem salgada pela proximidade do município da boca do rio e do mar, a gente também está com o problema de salinização”. Relatou o prefeito.
O presidente da câmara, Evando Piancó destacou o empenho de Roberto Rocha: “Arari aguarda com ansiedade esta adutora. E o senador Roberto Rocha não mediu esforços para nos ajudar com essa tão sonhada obra”, ressaltou.
Após a reunião na Câmara, vereadores, representantes da Codevasf e da prefeitura de Arari realizaram visita de campo ao povoado São José para checagem do local sugerido de captação e percurso da futura adutora.


Diques da Baixada – Antes da passagem por Arari, a equipe de técnicos da Codevasf, que veio diretamente de Brasília, já havia percorrido os municípios de Cajapió, Bacurituba, Cajari e ainda ia percorrer Anajatuba com o objetivo de realizar os primeiros estudos para o projeto “ Diques da Baixada Maranhense”, uma obra de engenharia que permitirá a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, retardando o seu escoamento para o mar sem alterar as cotas máximas naturais de inundação.
A construção dos diques é considerada uma esperança de transformação socioeconômica para baixada e vai beneficiar, direta e indiretamente, mais de hum milhão de pessoas com água própria para o consumo e ampliação da fronteira agrícola do estado. Já está em processo licitatório o estudo de impacto ambiental da obra.
Da bancada federal maranhense, o senador Roberto Rocha está entre os mais mobilizados para que o projeto “Diques da Baixada” seja uma realidade. Em outubro do ano passado, Rocha enviou ofício ao relator da comissão responsável pelo projeto, Senador Waldemir Moka, solicitando atenção especial ao projeto. Também é do empenho do senador Roberto Rocha a participação das Forças Armadas Brasileiras na execução dos trabalhos para conduzir as máquinas e tratores que já foram adquiridos por meio dos recursos viabilizados. Outra ação isolada do parlamentar foi a articulação que resultou na liberação de recursos no valor de mais de 10 milhões para os trabalhos de cartografia, estudo ambiental e projeto básico da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário