segunda-feira, 4 de setembro de 2017

São Luís 405 anos: Com Escolas Dignas, IEMA e Bolsa Escola, São Luís chega aos 405 com avanços na educação



O Governo do Maranhão já construiu, reconstruiu ou revitalizou mais de 600 escolas em todo o estado. Por meio do Escola Digna, o maior programa de recuperação e entrega de escolas em toda a história maranhense, 19 escolas já foram completamente reconstruídas e revitalizadas em São Luís, dando condições adequadas e confortáveis para alunos e professores.
“Temos ações que vão da educação infantil à pós-graduação. Educação é o principal investimento para desenvolver o Maranhão”, destaca o governador Flávio Dino ao informar que Educação é uma prioridade da sua gestão.”Investimos na educação porque acreditamos que esse é o verdadeiro caminho do desenvolvimento”, completou o governador.
A 19ª vai ser entregue nesta terça-feira (5), dentro do pacote de comemoração do aniversário de São Luís. É a Escola Modelo Benedito Leite. A unidade ficou décadas sem receber cuidados e teve que ser esvaziada para que os alunos não corressem risco. Agora recuperada, a escola recebe novamente os mais de 800 estudantes matriculados, que tinham sido remanejados para outro prédio.
As escolas já recuperadas mudaram a rotina dos alunos. O que significa também mais inclusão. “A reforma mudou tudo aqui. O ambiente está mais agradável e confortável para meu filho. O Aimar tem desenvolvido muito, agradeço demais por essa reforma e pela valorização tão esperada de nossos filhos e do ensino estadual”, conta Luciana Fonte Santos, mãe de um dos alunos do Centro de Ensino de Educação Especial Padre João Mohana, localizado no bairro Vinhais, em São Luís.

A escola, que recebe uma média de 120 estudantes na faixa etária de 3 a 17 anos e oferece os serviços de Estimulação Essencial, Intervenção Pedagógica, acompanhamento Técnico Pedagógico e Atendimento Educacional Especializado, foi reconstruída pelo Governo do Estado.
A unidade também passou por drenagem interna com a troca de tubulações e drenagem externa com a implantação de galerias de concreto, o que acabou com o alagamento no período de chuvas; novas instalações elétricas, piso, cobertura com reforma no telhado e forro, instalação de sistema de combate a incêndio, nova cisterna e janelas, ar condicionado nas salas e acessibilidade em todo o prédio.
“O Governo Flávio Dino vem realizando, semanalmente, uma série de ações e investimentos como a qualificação dos espaços escolares, formação dos professores e a valorização dos estudantes das escolas da rede estadual localizadas em São Luís, assim como em todas as regiões do estado”, diz o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão.
São escolas reformadas, depois de décadas de abandono; escolas revitalizadas e cerca de 70% das unidades de ensino que já receberam serviços de manutenção em seus prédios. São investimentos que estão mudando a educação e motivando estudantes e educadores no processo de ensino e aprendizagem”, acrescenta o secretário.
A professora Tânia Rocha, que há 10 anos trabalha na Padre João Mohana, diz que tudo mudou: “Nós temos agora uma outra condição de infraestrutura. Temos ar condicionado e acessibilidade em todo o prédio, o que faz com os alunos fiquem menos agitados, aumentando a produção e o resultado de cada um. Todos os dias saio satisfeita porque consigo desenvolver meu trabalho da melhor forma possível”.
Fardamento

Outra prioridade do Governo do Maranhão neste ano foi doação, pela primeira vez, de uniforme escolar para todos os alunos da rede pública estadual. Cerca de 75 mil alunos receberam, cada um, dois fardamentos, totalizando mais de 140 mil uniformes distribuídos, colaborando com a segurança, economia e a dignidade dos alunos.
“Além da reforma da escola que já melhorou muito toda a estrutura, a Flávia também recebeu o fardamento. Todas essas ações contribuem para o desenvolvimento da minha filha e dos outros alunos. A gente se sente valorizado”, conta Janete Pereira Lobato, mãe de outra aluna do João Mohana.
Esporte e lazer
O Governo do Maranhão também tem recuperado e ampliados quadras e espaços de atividades físicas para jovens e atletas. Entre eles, está o Ginásio Rubem Goulart, que estava havia 11 anos com as atividades de ginástica artística paralisadas e chegou a ter o teto completamente desmoronado por duas vezes nas gestões passadas.
Na reforma, toda a estrutura do telhado passou por revisão completa e blocos de ventilação foram reconstruídos. A calçada e as rampas foram restauradas para possibilitar o acesso de pessoas com deficiência. O piso de madeira foi substituído por uma malha de concreto a pedido da Federação Maranhense de Ginástica (Femag) e as salas de apoio e os dois banheiros também passaram por revisão, inclusive hidráulica, com instalação de 16 chuveiros.
Tempo Integral
Além das reconstruções e revitalizações nas escolas de tempo normal da capital, o Governo do Estado também garantiu outro avanço na educação. Foi no dia 7 de março do ano passado que São Luís ganhou sua primeira unidade do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, o Iema.
Visando o desenvolvimento de cursos técnicos integrados ao ensino médio e respeitando as necessidades locais e as prioridades estratégicas do Maranhão, o Iema São Luís oferece para mais de 270 alunos os cursos técnicos em Eventos, Informática, Meio Ambiente e Serviço Jurídico.
A efetividade do ensino integral também tem sido medida pelo êxito em competições nacionais e regionais, como a classificação de 20 alunos para as Olimpíadas Brasileiras de Química, 19 para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017) e o segundo lugar na competição regional do Torneio Juvenil de Robótica, além da classificação entre as dez melhores equipes do mundo na categoria Dança na Robocup, realizada no Japão.
Bolsa Escola
A garantia de direitos e investimentos na educação estadual do Maranhão foram além, alcançando a esfera social com o programa Bolsa Escola, que em São Luís auxiliou neste ano 85.676 estudantes na compra de material escolar.
Com o pagamento de R$ 51 por estudante, foram injetados na economia da cidade mais de R$ 4,3 milhões que garantiram a compra de materiais escolares nos estabelecimentos cadastrados para receber o cartão.
“A capital maranhense, assim como todo o estado, faz parte de um programa de governo sem igual no país, tanto pelo alcance como pela transformação que opera nos eixos econômicos e educacionais. Temos comércios cadastrados para a venda de material escolar em todos os municípios, apenas em São Luís temos 100″, explicou o secretário de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário