terça-feira, 12 de setembro de 2017

'Todos por São Luís' promove ações de conscientização ambiental em escolas do bairro Santa Cruz


’Todos por São Luís’ promove ações de conscientização ambiental em escolas do bairro Santa Cruz
Alunos da rede municipal de ensino são alvo de projeto com fins à conscientizar e educar sobre preservação do meio ambiente. A ação integra as atividades da 48º edição do programa 'Todos por São Luís', uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, coordenado pela primeira-dama, Camila Holanda, com participação das secretarias municipais e apoio de parceiros. São mais de 30 ações entre palestras, rodas de conversa, cursos, oficinas, serviços de saúde e assistência social, exposições, entre outros. Esta edição ocorre no bairro Santa Cruz e prossegue até dia 23 de setembro.
O programa tem proporcionado o aprendizado, a geração de renda e diversas oportunidades para as comunidades contempladas, destacou a primeira-dama, Camila Holanda. "É uma iniciativa de grande significado, que além de oportunizar o conhecimento e a capacitação aos moradores, estreita os laços com a gestão que está mais perto para receber as demandas, ouvir os anseios. A inclusão da comunidade estudantil é muito importante e o 'Todos' tem seu diferencial nessa aproximação, por tornar possível levar um conjunto de serviços essenciais e, agora, trabalhar com as crianças, nas escolas, as questões ambientais", destacou a primeira-dama.
O projeto educativo de conscientização ambiental é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e tem como tema 'Homem e meio ambiente', tratando da relação homem e natureza e a convivência harmônica entre estes dois elementos. "Com esse trabalho pretendemos sensibilizar os estudantes para a temática e despertar o interesse em desenvolver ações que possam garantir a preservação do ambiente", pontuou a coordenadora pedagógica da Semosp e do projeto educativo, Márcia Cristina Matos Sardinha.
A roda de conversa sobre o meio ambiente debate subtemas, a partir do tema principal e finaliza com a produção de trabalhos sustentáveis, produzidos pelos próprios alunos. "Temos como base ações que as escolas já desenvolvem ou ideias que surgem durante os debates", explica a coordenadora da ação. Os técnicos vão às unidades, apresentam o projeto e definem a proposta ambiental que será executada.
O projeto iniciou na manhã desta segunda-feira (11), na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) José Assub, bairro Santa Cruz, com alunos do Ensino Fundamental, onde ficou definida a construção de uma lixeira educativa para estimular a coleta seletiva de resíduos.
No mesmo dia, alunos da U.E.B. Zuleide Bogéa, no bairro Vera Cruz conheceram o projeto. Na unidade é realizado trabalho de conscientização para coleta seletiva do óleo e a partir desta, as equipes propuseram a confecção de uma árvore sustentável. Nos galhos da árvore serão depositados itens sustentáveis e recicláveis como garrafas de papel e plástico, jornal e outros. Até o dia 22, uma unidade escolar será visitada pelo projeto.
Nesta quarta-feira (13), a partir das 8h30, as equipes da Semosp visitam os alunos do Ensino Fundamental a escola estadual Rio Grande do Norte, no Santa Cruz. A proposta é trabalhar o meio ambiente sob a ótica das ações da Semosp. "Vamos conversar com as crianças sobre o local onde vivem e o que anseiam no âmbito ambiental", pontuou a coordenadora do projeto, Márcia Sardinha.
A coordenadora acrescenta ainda que os estudantes têm colaborado com o projeto e se mostram receptivas à proposta. "É para eles uma grande satisfação e uma forma de ocupar o tempo aprendendo. Notamos que ficam bastante satisfeitos pelo poder público estar presente em suas comunidades", enfatiza. A primeira edição do projeto foi realizada no São Bernardo e alcançou 120 alunos.
CAPACITAÇÕES
Uma das diretrizes do 'Todos por São Luís' é gerar renda e emprego para a comunidade local. Para tanto, ao longo da semana são oportunizadas aos moradores diversas capacitações por meio de cursos e oficinas. Entre estes, informática básica, técnicas de vendas e atendimento ao público; panificação, doces e salgados; preparação para concursos: dicas e orientações; e confecções de bombons regionais. São oferecidos ainda, cursos de comida típica maranhense, confecção de bonecas, customização de roupas e confecção de sacolas para presentes.
A culminância desta edição será no sábado (23), no bairro Santa Cruz. As atividades iniciam às 8h, com apresentação da Banda da Guarda Municipal 'Tenda Cultural', aulão de zumba e torneio de futebol. A população terá acesso a diversos serviços, incluindo ações nas áreas de saúde, assistência social, infraestrutura, segurança alimentar, entre outros.
Na saúde, atendimentos em especialidades bastante procuradas como pediatria, clínica geral, ginecologia, dermatologia, odontologia e oftalmologia. Ainda, serviços de aferição de pressão arterial, aplicação de flúor, teste de glicemia, teste rápido de HIV, sífilis e hepatite C; vacinação contra o HPV, vacinação antirrábica, avaliação nutricional, entrega de medicamentos da Farmácia Básica e emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ações de embelezamento com limpeza de pele e maquiagem estão incluídas no conjunto de atividades. O público vai poder se informar sobre o vírus da dengue e conhecer mais na exposição de exemplares de insetos e moluscos. Baneres sobre leishmaniose, esquistossomose, malária e doenças de chagas, além de informações sobre qualidade da água para consumo humano também constam do ciclo de atividades. Em parceria com o Sebrae, o programa realiza também palestra sobre empreendedorismo.
As tendas serão montadas em frente ao Centro de Ensino do Estado Rio Grande do Norte, à Rua Mariano Lisboa, sn, Conjunto Radional, Outeiro da Cruz. Esta edição do programa abrange os bairros Santa Cruz, Vera Cruz, Conjunto Radional, Vila Radional, Divinéia e Vila Palmeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário