terça-feira, 10 de outubro de 2017

Abertas inscrições para o V Fórum de Segurança Alimentar, realizado pela Prefeitura de São Luís

Abertas inscrições para o V Fórum de Segurança Alimentar, realizado pela Prefeitura de São LuísA segurança alimentar e estratégias para a permanência do homem no campo são foco dos debates do V Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional para a Sustentabilidade de São Luís. O evento é realizado pela Prefeitura de São Luís e executado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) e vai reunir autoridades do setor na busca de sugestões e apoio à elaboração de ações de estímulo à atividade rural agrícola. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (10), e prosseguem até as 12h do dia 18 de outubro. O fórum será dia 19, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama, das 8h às 18h.
Para se inscrever, o interessado deve acessar o email semsa.forum2017@gmail.com, solicitar a ficha de inscrição, preencher e reenviar pelo próprio email, ou entregar na sede da Semsa, à Rua Celso Magalhães, nº 78, Centro – próximo à Delegacia de Homicídios. A ficha de credenciamento também pode ser baixada acessando a página da Prefeitura, no site http://www.saoluis.ma.gov.br/, no link 'Editais'. Para outras informações, os interessados podem entra em contato com a organização, pelo telefone (98) 3212-8350.
O fórum é voltado para as comunidades produtoras rurais, profissionais da área, professores, acadêmicos e sociedade em geral. "Este evento é importante para por em discussão o impacto social com a falta da alimentação segura e que é preciso pensar meios para melhorar a produção rural e estimular as famílias a manter suas produções como estamos fazendo em São Luís, seguindo orientação do prefeito Edivaldo", destacou a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fatima Ribeiro. O evento faz parte das atividades da Semana Mundial de Alimentação, comemorando o Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro.
Nesta edição, o evento vai discutir ações para melhorar a situação da zona rural, incentivos para produção e qualificação da agricultura familiar. O tema 'Mudar o futuro da migração: investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural' definido junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para a palestra de abertura está confirmada a presença do representante da FAO no Brasil, Gustavo Chianca, que estará em São Luís especialmente para o fórum.
Além do representante da FAO-Brasil, o fórum contará ainda com presença dos representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Segurança Alimentar. A programação do evento conta com palestras, plenárias e discussões com integrantes de comunidades agricultoras e presenças de autoridades, gestores públicos e profissionais de reconhecimento internacional sobre o tema. Participantes receberão certificado ao final do evento.
PROGRAMAÇÃO
O fórum abre com o cadastramento, às 8h30, seguido de coffe break e palestra do representante da FAO, Gustavo Chianca, com o tema 'Mudar o futuro da migração - investir em segurança alimentar e desenvolvimento rural', a partir das 10h30 e após, os debates sobre o tema exposto.
Haverá parada para almoço e retorno às 14h com o painel temático 'A importância das cooperativas para o desenvolvimento da produção da agricultura familiar e dos pequenos negócios no campo', apresentado por técnicos do Sebrae. O painel 'A evolução do modo de consumo dos alimentos nos últimos 40 anos no Brasil - Da horta ao supermercado e do supermercado à horta!', a partir das 15h, seguido de debate.
Às 16h, apresentação da pesquisa 'Diagnóstico sobre o desperdício de alimentos em São Luís e subsídios para a implantação do Banco de Alimentos', com debate sobre o assunto. O estudo aponta onde mais se desperdiça alimentos e propõe medidas e políticas públicas para reduzir essas perdas. O fórum encerra às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário