terça-feira, 24 de outubro de 2017

Aged/MA promove capacitação sobre exigências fitossanitárias e controle de pragas

    Encontro Técnico de Defesa Vegetal promovido pela Aged-MA. (Foto: Divulgação)
 
A Agencia Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA) promoveu, no último fim de semana, o Encontro Técnico de Defesa Vegetal como a participação de técnicos do setor Vegetal do órgão. Na programação, a avaliação do Programa de Erradicação da Praga Amaranthus Palmeri e a apresentação do catálogo de exigências fitossanitárias para o trânsito interestadual.
Para o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, investir em qualificação é uma forma de fortalecer a Aged. “Mostramos que a defesa agropecuária, no Maranhão, vai, hoje, além da aftosa, da qual já somos livres”, frisou.
Os participantes debateram o levantamento fitossanitário do ácaro vermelho das palmeiras, o estabelecimento de área livre e de baixa prevalência de pragas, dentre outros assuntos. As palestras foram ministradas por técnicos da agência.
Entre os palestrantes convidados, o auditor federal agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura de Mato Grosso, Omar Roberto da Silveira, e gestores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará.
Omar Roberto da Silveira informou que a capacitação atualizou os conhecimentos necessários aos técnicos da Aged na área de combate às pragas, a exemplo da Amaranthus Palmeri, que é de difícil controle. “Os fiscais estão sendo treinados quanto às medidas preventivas que devem ser adotadas para garantir que o Maranhão não seja atingido por essa praga”, informou.
O diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Vegetal da Aged, Roberval Raposo Júnior, ressaltou que a troca de experiências com profissionais de outros estados enriquece os conhecimentos dos técnicos do Maranhão. “A importância do encontro reside exatamente em capacitarmos os nossos profissionais da ponta, que executam as nossas ações de defesa, para o nivelamento técnico e operacional e tratar dos principais entraves e dificuldades enfrentadas”, explicou.
Também esteve presente na solenidade de abertura do encontro, o presidente da Aged-MA, Sebastião Anchieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário