terça-feira, 31 de outubro de 2017

“Agora o peixe não morre mais”, diz pescador sobre chegada do Diques da Produção

    José Ribamar Sampaio, de Palmeirândia, prevê fartura com o dique. (Foto: Gilston Teixeira)
 
Pescador há 15 anos na cidade de Palmeirândia, José Ribamar Sampaio se acostumou a ver os peixes morrerem durante a estiagem, período em que quase não chove. É que os campos alagados vão secando nessa época, além da água salgada avançar sobre o local. Porém, isso vai mudar em breve. O município está recebendo uma obra do Diques da Produção, do Governo do Maranhão.
Os diques garantem o armazenamento de água para os moradores no período da estiagem, que dura em média seis meses. Isso significa que vai haver condições o ano todo para a produção agrícola e atividade pesqueira familiar.
“Hoje tenho um orgulho muito grande de ser pescador. Esse dique foi uma bênção que esperávamos havia 30 anos”, diz Ribamar Sampaio.
Ele conta que, com a obra, “vai ser uma vantagem muito grande porque nós pegamos esse peixe, vamos vender e agora o peixe não morre mais”. O pescador prevê “fartura para muitos e muitos anos”.
Inédito
Dique da Produção será entregue em Palmeirândia. (Foto: Gilston Teixeira)
 
Ribamar Sampaio acompanhou a visita do governador Flávio Dino às obras no fim de semana passado. “Agradeço do meu coração, ele fez uma coisa para nós que nunca teve outra pessoa para olhar”, acrescentou o pescador.
O dique é um canal com extensão média de 1,2 mil metros. Eles alagarão no período de chuvas e permitirão a sobrevivência de peixes que morreriam com a seca, além de oferecerem água para o gado e plantações.
A obra vai servir para o uso comum da população, estimulando a geração de emprego e renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário