sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Aluno da rede estadual fica em 2º lugar no Concurso Nacional Jovem Senador



O estudante Silmark de Araujo Alencar, de 17 anos, aluno do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, escola da rede estadual de ensino, na cidade de Dom Pedro, vai representar o Maranhão no Projeto Jovem Senador 2017, em Brasília.
O jovem Silmark concorreu com outros 150 mil estudantes de todas as unidades da federação e sua redação foi escolhida como a segunda melhor, entre todos os trabalhos inscritos. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira (4) pelo Presidente do Senado, Eunício Oliveira.
Com a orientação da professora Maria Edilene Ladislau Jadão, Silmark de Araújo elaborou uma redação com tema: ‘Brasil: Intolerância Miscigenada’. “Eu fiz uma abordagem sobre como a intolerância torna-se ilógica quando voltamos nossos olhos à origem do povo brasileiro. Somos um aglomerado de culturas e etnias diversas. Sendo assim, como podemos ser intolerantes com o que nos é diferente, se somos resultado de uma miscigenação? É incoerente!”, explicou.
O estudante já havia participado de vários outros concursos nacionais com bons resultados como as olimpíadas estudantis. Na Olimpíada Brasileira de Astronomia, por exemplo, Silmark ganhou medalha de bronze em 2012, de ouro em 2013, e de prata em 2015. O resultado conquistado no concurso de redação do Programa Jovem Senador deixou o estudante e a comunidade escolar cheia de orgulho e entusiasmo.
“Participar do Jovem Senador está sendo uma honra para mim. Eu já havia participado de olimpíadas estudantis, algumas com bons resultados. Mas, esse resultado do Jovem Senador é muito importante para minha vida estudantil, e muito me honra”, afirmou.
“Eu agradeço muito à minha escola pelo incentivo e à minha professora Edilene Jadão pela orientação. Agradeço a comunidade escolar e a minha cidade que vibraram com o meu desempenho. Quero dizer aos jovens estudantes que esse resultado é prova de que todos nós podemos”, disse o estudante.
“É com muita alegria que O C.E. Ana Isabel Tavares recebe esse resultado, que honra a nossa escola, a nossa cidade e o nosso estado. É gratificante estar à frente de uma gestão em que vemos os bons resultados do trabalho de uma excelente equipe. O aluno Silmark Araújo é fruto, também, desse trabalho”, destacou a gestora da escola, Rivânia Dias Falcão.
“Ele está conosco desde o tempo em que oferecíamos o ensino fundamental. Ao longo desses três anos do ensino médio, tem sido destaque em tudo que faz. Quero aqui parabenizar a todos que vestem a camisa da educação todos os dias conosco. A nossa escola está em festa”, completou.
Jovem Senador
O Programa Jovem Senador selecionou 27 estudantes, sendo um de cada unidade da federação. De 27 de novembro a 02 de dezembro, os estudantes estarão em Brasília, onde irão atuar como um senador, representando seu estado, acompanhando as rotinas legislativas e até apresentando matérias.
Desde 2011, os participantes do projeto já apresentaram 45 sugestões legislativas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, das quais 37 transformaram-se em projetos de lei.
O programa é voltado para a educação política dos jovens, como parte da Política de Responsabilidade Social do Senado, e conta com a parceria do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
Para o secretário Felipe Camarão, a conquista de Silmark é, também, uma conquista da educação do Maranhão: “O desempenho de Silmark muito nos orgulha e serve de incentivo para todos os estudantes da rede estadual. Mostra que é possível fazer diferença na sua escola, é possível ser protagonista. Esse resultado mostra também que a educação do Maranhão está evoluindo”.
“Vários estudantes da nossa rede têm participado, com destaque, de concursos nacionais como o Jovem Senador, o Jovem Embaixador e o Parlamento Jovem Brasileiro. É isso que o Governo do Maranhão deseja aos jovens maranhenses: que sejam protagonistas de suas vidas”, pontuou Camarão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário