terça-feira, 3 de outubro de 2017

Bancada vai até Temer para garantir continuidade das obras do Iphan no Maranhão

O coordenador da bancada do Maranhão no Congresso Nacional e deputado federal, Rubens Júnior (PCdoB-MA), confirmou que será hoje (03), às 20h20, o encontro dos parlamentares do Maranhão com o presidente Michel Temer. Na pauta, o descontigenciamento de verbas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para o estado. “Com o corte de orçamento do Governo Federal, as obras do PAC Cidades Históricas podem ser interrompidas. Além disso, as que já estão licitadas correm o grande risco de nem começarem”, destacou o deputado.
De acordo com o Iphan, o Maranhão tem nove obras contratadas, com um valor total de R$ 47,2 milhões. E caso o Governo Federal não destine mais verbas, algumas correm o risco de serem interrompidas. O que é o caso do Museu de Artes Visuais, Fórum Universitário, Jucema, Palácios das Lágrimas e Cristo Rei, Centro Artístico Operário, além dos Teatros Arthur Azevedo e João do Vale, e a Rua Grande.
A bancada decidiu se reunir com Temer durante reunião realizada na última semana, com a presidente do Iphan, Kátia Bogea, que detalhou a real situação dos investimentos do órgão no Maranhão. A gestora do órgão federal elogiou a iniciativa de Rubens Júnior em convocar a reunião para acompanhar de perto a situação das obras do PAC Cidades Históricas. “O Iphan tem trabalhado com o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de São Luís, e com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Já apoiamos a cidade com R$ 8 milhões para a elaboração de projetos, e agora precisamos ultrapassar esse momento de dificuldade que o país e o Governo Federal enfrentam e garantir verba para executar essas obras”, finalizou.
Nesta manhã, durante o anúncio da audiência com Temer, Rubens Júnior reafirmou o empenho da bancada em prol dos interesses comuns do Maranhão. “O interesse do estado está acima de qualquer questão politico-partidária. E assim continuaremos atuando”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário