quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Estudantes participam do projeto “A Escola no Memorial do MPMA”

 
Foto Memorial Principal
Estudantes visitaram Memorial do MPMA
Palestra memorial 1
Cláudio Frazão conversou com os estudantes
 Estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Rubem Almeida, localizada no bairro Bequimão, visitaram na manhã desta terça-feira, 17, a sede do Memorial do Ministério Público do Maranhão.

Os estudantes participaram da palestra “O que é o Ministério Público e como ele atua”, proferida pelo promotor de justiça Cláudio Luiz Frazão Ribeiro, da 17a Promotoria de Justiça Criminal, hoje atuando na Assessoria Especial da Procuradoria Geral de Justiça.

Durante a palestra, o promotor abordou a atuação do Ministério Público, que age na defesa da ordem jurídica e interesses sociais. Explicou que é uma instituição de atuação permanente e independente, e seu papel de forte combate às atividades ou condutas que possam vir a causar prejuízos aos cidadãos. Os estudantes participaram com muitos questionamentos. “Essas oportunidades que o programa Memória Institucional do Ministério Público nos dá de ter esse contato com os alunos, as escolas, é um momento perfeito para que o MPMA se torne conhecido e para que esses estudantes tenham o MP como um parceiro da defesa dos direitos do cidadão e possam multiplicar essas informações nas suas casas e rede de contatos”, avaliou o promotor.

Cerca de 20 estudantes participaram da visita. Eles estiveram acompanhados por dois professores da escola. O professor de Língua Portuguesa, Francisco Pedrenrique avaliou como positiva a iniciativa do MPMA. “Os alunos ficaram bastante interessados e curiosos com o tema tratado na palestra. Vamos replicar essas informações para os estudantes que não vieram” apontou o professor.

Pablo Magalhães, que cursa o 3o ano, explicou que a palestra foi muito interessante, por propiciar um conhecimento da atuação do órgão que eles ainda não conheciam. “Foi uma visita muito atrativa, aprimorou nossos conhecimentos e abriu nossa mente para o assunto”.

Ao final da palestra, os alunos conheceram o espaço, cujo acervo reúne vestes, livros, documentos históricos e galerias de fotos dos membros que fizeram parte da história do Ministério Público no Maranhão, apresentados pela analista ministerial Susane Viégas e a monitora Alda Íris Arruda.

O Memorial do MPMA fica localizado na Rua Newton Prado (Montanha Russa), 53, no Centro de São Luís. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h e a entrada é gratuita. As escolas interessadas em participar do projeto podem agendar as visitas pelo telefone 3231-2943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário