segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Feirinha São Luís entra na campanha Outubro Rosa e conscientiza sobre prevenção do câncer de mama

 
As mulheres deram o tom ao projeto Feirinha São Luís, iniciativa da Prefeitura que acontece todos os domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite e que trouxe, neste domingo (22), uma programação especial em alusão à campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é a conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Realizada por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), o evento vai se fortalecendo como espaço de lazer, de comércio e de interação social. Famílias inteiras aproveitam para curtir a praça e ainda levar para casa produtos tipicamente maranhenses.
"Estamos sempre agregando com as celebrações e acontecimentos da cidade, procurando diversificar as atrações, unindo com o lado social para oferecer um evento diferente a cada domingo e o público tem correspondido, estando presente e agregando com animação em todas as edições", destacou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.
Para a empreendedora social Monique Moraes unir divrsão com ações de conscientização é uma ótima maneira de falar sobre direitos e cidadania. "É importante usar a cultura local, atraindo as pessoas para o Centro Histórico, para passar a mensagem da campanha do Outubro Rosa. Assim podemos exercer a cidadania e ficarmos atentas para o assunto da prevenção do câncer de mama e a Feirinha tem essa característica, de celebrar a cidade e ao mesmo tempo, aproximar a população de assuntos mais sérios", disse. 
Na programação cultural deste domingo (22), as mulheres comandaram o palco com a roda de capoeira Angolanas de Upaon Açu, as cantoras Fernanda Garcia, Grupo 1,2,3, grupo Lamparina, Célia Sampaio e grupo Afrôs. Na Barraca do Chef, Lígia Rodrigues, do Confraria do Espanhol, reforçou o time feminino. A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional.
Nas edições anteriores, nomes de peso como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha e Paulo Coimbra, Murylo Luna, Rosângela Roxo, Suely Almeida, Adriana Saulnier, Danilo Sousa, Warwick Trinta e Delmo Junior conquistaram o público pelos sabores de seus pratos.
CONSCIENTIZAÇÃO
Para a coordenadora do projeto Feirinha São Luís, Jovita Arruda, divulgar causas sociais e campanhas como o Outubro Rosa é de suma importância. "Temos apoios como a Secretaria Municipal de Saúde, Fundação Antônio Dino, Hospital São Domingos e Laboratório Gaspar, orientando as mulheres sobre o autoexame e diagnóstico precoce. É um momento de descontração, mas onde podemos falar sobre coisas sérias para o público", disse Jovita Arruda.
O ponto de encontro dominical, além de expor a diversidade cultural da Ilha, fomenta a economia criativa aos produtores de mais de 11 polos que oferecem seus produtos por preços justos. São mais de 90 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital e a geração de renda. A Feirinha conta com 29 barracas para venda de produtos agrícolas, 25 para artesanato, 19 de alimentação e 13 food trucks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário