segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Governo debate ações para autonomia financeira e produtiva de mulheres nas atividades agrícolas rurais

 

Governo debate ações para autonomia financeira e produtiva de mulheres nas atividades agrícolas rurais. (Foto: Divulgação)
 
A participação da mulher nas atividades agrícolas rurais e a busca de meios que promovam sua autonomia financeira e produtiva são parte dos temas a serem discutidos no Seminário Estadual sobre as Ações do Projeto para Fortalecimento da Autonomia das Mulheres Rurais. O evento, promovido pelo Governo do Estado, será realizado nesta segunda-feira (9), a partir das 9h, na Orienta Consultoria, no Jardim Renascença.
O seminário contemplará um conjunto de debates para promover a valorização e reconhecimento da participação da mulher nas atividades agrícolas. “Os debates são no sentido de mostrar a importância dessa mulher para o desenvolvimento do setor, além de discutir as políticas. É um momento importante para reunirmos o segmento e elaborar uma agenda de trabalho, ampliando as ações que o Governo do Estado já realiza”, reitera a secretária de Estado da Mulher (Semu), Terezinha Fernandes.
O evento tem como foco as trabalhadoras rurais de todas as regiões do Maranhão, incluindo representações sindicais, além de lideranças de instituições públicas e privadas ligadas ao setor. Na programação haverá palestras, debates e avaliação de proposições ao segmento, como ações de governo para formação e capacitação de mulheres trabalhadoras rurais. O objetivo é definir ações que possam garantir a autonomia econômica, política e social das trabalhadoras rurais.
Governo debate ações para autonomia financeira e produtiva de mulheres nas atividades agrícolas rurais. (Foto: Divulgação)
“Será um grande encontro de mulheres e seus grupos produtivos, formalizados ou não, para que se constituía uma rede de ações pelo avanço das políticas e melhoria do trabalho e da vida destas agricultoras”, enfatizou a secretária Terezinha Fernandes. O seminário ainda contará com diálogos sobre geração de renda, ação coletiva e participação feminina nos empreendimentos da economia solidária. A gestora reforça que o debate busca estabelecer um sistema que emancipe com dignidade e igualdade de condições as mulheres rurais. O evento encerra com apresentação cultural, às 17 h.
Fortalecimento
No conjunto de políticas do Governo do Estado em benefício das mulheres do campo está o Plano Estadual de Economia Solidária. A ferramenta garante acesso a recursos financeiros e materiais, assessoria técnica, capacitação, apoio a projetos, além de favorecer o atendimento a demandas diversas. O plano é o instrumento legal para mediar a execução das ações e projetos na área, além de possibilitar a relação entre as instituições e o poder público. São contemplados ainda outros grupos de atuação na atividade, como quilombolas, indígenas, assentados, pecuaristas, etc.
Recentemente, o Governo do Estado firmou contrato com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, órgão do Governo Federal, para execução de ações de fortalecimento da cidadania e organização produtiva de trabalhadoras rurais maranhenses. Serão contempladas 1.560 mulheres de 52 municípios, incluindo, além das trabalhadoras rurais, as mulheres do segmento quilombola, pescadoras e jovens rurais.
SERVIÇO
O QUE: Seminário Estadual sobre as Ações do Projeto para Fortalecimento da Autonomia das Mulheres Rurais.
QUANDO: Nesta segunda-feira (9), a partir 9h.
ONDE: No auditório da Orienta Consultoria, na Rua das Laranjeiras, Jardim Renascença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário