segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Informações da Câmara municipal de São Luís

 Projeto obriga Caema a
reparar ruas após obras
 
A vereadora Concita Pinto (PEN) apresentou na Câmara Municipal de São Luís um projeto de lei que o obriga a Companhia de Águas e Esgoto do Maranhão (Caema) a informar a Prefeitura ou realizar reparos após a manutenção na rede de distribuição de água e esgoto da capital.
A parlamentar defende a proposição, porque, segundo ela, a população está sendo prejudicada pelos buracos deixado nas ruas e avenidas após as obras realizadas pela Companhia. 
“A Caema deverá informar a Secretaria de Obras e Serviços de São Luís sobre realização das obras com 36 horas de antecedências para que os locais sejam pavimentados depois dos reparos”, relatou Concita.
Caso não haja a comunicação prévia, a lei, quando aprovada, obrigará a Caema a realizar a pavimentação nas vias.
O projeto de lei tramita nas comissões da Câmara Municipal e, assim que aprovado, será enviado para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Jr. (PDT).
 
Chaguinhas se reúne com secretário
Jota Pinto na presença de comunitários

O vereador Francisco Chaguinhas (PP) se reuniu com o secretário de Articulação Política, Jota Pinto, na tarde da última quarta-feira, 4, para apresentar as demandas de várias comunidades.

De acordo com Chaguinhas, a reunião serviu para que os anseios das comunidades possam ser atendidos, através do secretário Jota Pinto, que no ato representou o prefeito de São Luís, Edivaldo de Holanda Júnior (PDT).

"Essa é mais uma reunião muito produtiva, na qual as comunidades e os poderes se unem para que, da melhor forma possível, possam atender os anseios de nossa população. O secretário e o prefeito de São Luís estão de parabéns por dialogar com todos", disse.
 
Josué Pinheiro solicita sinalização em
frente a feirinha do bairro Mauro Fecury II
 

A solicitação de que seja incluída no programa emergencial de sinalização vertical e horizontal em frente a feirinha, no bairro Mauro Fecury II, está sendo feita pelo vereador Josué Pinheiro (PSDB). O pleito do parlamentar foi feito por meio de requerimento aprovado pela Câmara Municipal de São Luís.
O pedido do vereador do PSDB está sendo encaminhado ao prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT), no sentido de determinar à SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) a instalação de um semáforo na Avenida José Sarney naquela localidade.
Explica Josué Pinheiro que “no local existe grande concentração de comércio varejista, onde a população tem acesso constante”. Dando continuidade a sua argumentação, ele diz que “entretanto, a trajetória na referida avenida o trânsito é intenso dificultando a travessia, o que predispõe ao risco de acidentes graves”.
Segundo Josué Pinheiro, “portanto, a instalação de semáforo no local, constitui numa ação de segurança, no intuito de preservar a integridade dos transeuntes e proporcionar melhoria de acesso e qualidade de vida àquela comunidade”.
 

              O vereador Cézar Bombeiro (PSD) encaminhou a mesa diretora da Câmara Municipal requerimento ao Prefeito de São Luís para que o bairro da Fé em Deus seja incluído no programa municipal do Mais Asfalto. Por outro lado  fez indicação ao governador Flavio Dino para que a mesma localidade seja incluída no programa estadual do Mais Asfalto.
                Cézar Bombeiro justificou os seus dois pedidos, observando a questão da disponibilidade do município ou do estado, levando em conta que existem muitas solicitações para pavimentação de bairros da capital. Destacou que os moradores do bairro da Fé em Deus, vêm lutando para que pelo menos as principais ruas do bairro sejam asfaltadas. O vereador deixou bem claro que as suas solicitações são aspirações antigas da comunidade e que está otimista de que agora os sonhos de todos possam ser transformados em realidade, afirmou o vereador do PSD.
Ricardo Diniz recebe equipe da Rede
Nacional de Bibliotecas Comunitárias

O incentivo a leitura, a formação de novos leitores e a facilidade de
acesso aos livros são temas sempre debatidos pelo vereador Ricardo Diniz
(PCdoB). Recentemente, o parlamentar recebeu uma equipe da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, organização que atua em defesa do direito à
leitura.

Participaram do encontro Valeska Sousa, integrante da Rede de Leitura
Jangada Literária de Fortaleza-CE e representante da Rede Nacional de
Bibliotecas Comunitárias, Flaviomar Medeiros e Claudileude de Jesus Silva,
representando a Rede Ilha Literária. Ricardo Diniz destacou o trabalho
feito pela Rede de Bibliotecas Comunitárias e ressaltou o interesse do
poder público em ser parceiro da iniciativa, não só pela implantação de
políticas públicas para a formação de leitores, mas para criar condições
que melhorem o acesso ao livro, através das redes municipais de
bibliotecas comunitárias.

Falaram ainda sobre o andamento do Plano Municipal do Livro, Leitura,
Literatura e de Bibliotecas Municipais de São Luís (PMLLL). No dia 10 de
junho de 2015, o vereador Ricardo Diniz realizou audiência pública para
discutir a elaboração do PMLLL, iniciando os debates com as entidades e os
órgãos ligados a educação municipal.

O vereador defende as ações para promover o incentivo a leitura e
colocou-se a disposição da Rede para ajudar no que for necessário para que
o plano se torne realidade. "A leitura forma cidadãos e incentivá-la é
construir um futuro melhor para todos", pontuou Ricardo Diniz.
 
Genival Alves promove edição do
Projeto Saúde na Comunidade
 

No dia 1º de outubro ocorreu mais uma edição do Projeto Saúde na Comunidade, desta vez na Cidade Nova/Gapara.
O Projeto, que é uma iniciativa do vereador de São Luís, Genival Alves (PRTB), já completa sua sexta edição.
A iniciativa é voltada para pessoas de todas as idades, os atendimentos são destinados às crianças, jovens, adultos e idosos.
Os atendimentos acontecem em várias áreas básicas de saúde como consultas médicas, atendimento  oftalmológico, odontológico, nutrição, teste rápido, coleta de preventivo, vacinas.
Durante a sexta edição do Projeto Saúde na Comunidade, foram realizados 1.030 atendimentos, além de 300 medicações  distribuídas. Na ocasião, ainda foram disponibilizadas oficinas para as crianças, atividades de arte, pintura, desenhos, oficinas de brinquedos, fantoches e jogos. Outro ponto alto do projeto foi o odontomóvel com procedimentos  para crianças e adultos.
Em todas as edições do Saúde na Comunidade, o vereador Genival Alves faz questão de acompanhar de perto as ações desenvolvidas e tem a oportunidade de conversar com a população."Devemos ouvir as pessoas, isso aprimora a forma como legislamos. Já que estamos na Câmara Municipal para trabalhar em prol da população de São Luís e da cidade", destacou Genival Alves.
 
E sobre a realização do evento e a ideia do projeto complementou: "O Projeto Saúde na Comunidade já é uma realidade e veio para ficar. Estou muito satisfeito com o resultado. A alegria das pessoas que participam das atividades é o que mais me motiva a continuar empenhado em trabalhar. A cada edição do Saúde na Comunidade, já se pensa na outra. Em breve vem mais uma Ação", reforçou o vereador Genival Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário