sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Informações da Câmara municipal de São Luís

 Moradores promovem mutirão de
limpeza no Turu neste domingo 
 
Neste domingo, 8, os moradores do bairro do Turu irão promover a primeira edição do Mutirão de Limpeza do Canal do Turu. A ação, idealizada após a realização do Fórum Permanente, terá início às 8h30 na rua Santa Inês e tem o objetivo de chamar a atenção do Poder Público e de conscientizar a população de que o Canal do Turu não é um local de dispensa de lixo.

O debate sobre a revitalização do Canal do Turu começou em agosto com o vereador Marcial Lima (PEN), idealizador do Fórum Permanente. A reunião inicial, ocorrida no mês de agosto, foi considerada muito proveitosa e contou com a participação de vereadores de São Luís e de deputados federais, que se comprometeram a destinar recursos para resolver a situação da localidade. Na ocasião, também foi criado um comitê gestor que, agora, decidiu realizar este mutirão de limpeza.
“Esta iniciativa é bastante positiva. Vamos ter que nos unir, fazer um comportamento da unidade porque divisão, neste momento, não vai trazer lucro nenhum. É importante contarmos com o envolvimento de todos: da população e do Poder Público”, afirmou Marcial Lima.

Fórum Permanente
O Fórum Permanente é uma iniciativa que pretende chegar a outros bairros de São Luís. Dentre as ações que estão programadas para os próximos meses, destaque para o debate sobre as melhorias no setor da segurança nos bairros Cohatrac e Cohab. As discussões também serão levadas para a zona rural da capital.
 
Ricardo Diniz realiza quarta
etapa do Plantando Vidas no Anil
 

O bairro do Anil vai receber neste domingo (8), a quarta etapa do projeto Plantando Vidas criado pelo vereador Ricardo Diniz (PCdoB). A partir das 8h30 a ação vai ser realizada na rua São Luís e vai contar com a mobilização dos moradores dos condomínios Mearim, Parnaíba, Anil, Pericumâ e Itapecuru.
O Plantando Vidas começou em maio pelo bairro da Cidade Operária e pretende levar para a população da cidade a importância de se preservar uma área verde perto de casa ou do trabalho. Durante o projeto vão ser plantadas mudas de árvores nativas e todas as mudas estão sendo doadas por parceiros que apoiam o projeto. Tudo está sendo feito com acompanhamento técnico e será levando em conta as particularidades de cada espécie, do solo e das condições climáticas.
Além de melhorar a qualidade do ar, reduzir a poluição, o conforto ambiental também vai proporcionar na saúde física e mental da população. As mudas serão plantadas e adotadas pelos moradores e colaboradores de empresas que vão criar comitês para a preservação das árvores perto de suas casas e locais de trabalho.
O projeto contará com o apoio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, por meio da presidente do Comitê Carolina Estrela, que irá reforçar ainda mais a intenção do projeto que é de transformar os espaços em lugares mais limpos e mais verdes, melhorando o aspecto urbanístico da cidade.
São parceiros do projeto: Polícia Militar, Associação Comercial do Maranhão, AMASP, FIEMA, CDL, UNICEUMA, Jardim da Paz, SINDUSCON, UEB Pedro Bertol, Pitágoras, River e Água You Happy. A meta é aumentar esse número de parceiros para fortalecer ainda mais esse movimento que pretende se tornar uma grande declaração de amor à São Luís.
Serviço: O que:  Quarta Etapa do Projeto Plantando Vidas
Quando: Domingo (08.10) às 8h30
Onde:  Rua São Luís, bairro do Anil (perto do Supermercado Maciel)
Contato: 98842 3738  (Jacques Douglas-Chefe de Gabinete)
Silvino Abreu pede recuperação
do asfalto da Rua Antônio Rayol
 

O vereador Silvino Abreu (PRTB) protocolou requerimento na Câmara Municipal pedindo que a Prefeitura de São Luís - por meio da Secretaria de Obras (Semosp) – realize, em caráter de urgência, a recuperação do asfalto da Rua Antônio Rayol (esquina com a Rua Domingos Barbosa), no Centro da capital maranhense. 
Em seu pedido, que será encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário da Semosp, Antônio Araújo, Abreu reclama que o asfalto Rua Antônio Rayol precisa urgentemente de serviços de recuperação, pois está cedendo e causando longos engarrafamentos.
O parlamentar sugere que o prefeito e o secretário atendam ao pleito dos moradores e mandem recuperar o asfalto da Antônio Rayol, por meio das ações de macro planejamento e recuperação de vias públicas, que prevê reparos no pavimento das ruas danificadas pelas fortes chuvas que caíram sobre a cidade.

Fátima Araújo vai realizar audiência pública
sobre "A mulher e seus direitos limitados"
 

A vereadora de São Luís, Fátima Araújo (PCdoB teve o requerimento Nº 897/2017 aprovado no Plenário Estácio da Silveira, que pede uma audiência pública que possa debater o tema "A mulher e seus direitos limitados" para combater a violência contra mulher, já que as estatísticas mostram um crescimento em São Luís.
De acordo com o requerimento da vereadora comunista, os números mostram que em 2016 e 2017 houve um crescimento quando o assunto é violência contra mulher. Segundo as estatísticas, tramitam na Vara 2.200 medidas protetivas, 350 inquéritos, 406 ações penais e 62 autos de prisão em flagrantes em 2016. Este ano até Julho, o número aumentou e somou 8.162 processos, sendo 1.316 medidas protetivas, 294 inquéritos penais, 90 ações penais e 13 autos de prisão, além de outras ações.
Em abril de 2017 foi criado o departamento de feminicídio, que dará mais atenção à violência contra a mulher no Maranhão. Segundo a delegada responsável pelo departamento, a criação desse órgão dará mais visibilidade a esse tipo de crime. O departamento fará investigações especializadas nos casos de mortes violentas contra mulheres. Se for tipificado como feminicídio, o crime torna-se hediondo de acordo com a lei.
Edson Gaguinho requer pavimentação para ruas Aderson
Lago e Boa Esperança, localizadas no bairro Janaína.
 

Na sessão realizada pela Câmara Municipal de São Luís, o vereador Edson Gaguinho (PHS) apresentou requerimento direcionado ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, para que seja executada em caráter de urgência, serviços de recuperação asfáltica das ruas Aderson Lago e Boa Esperança, localizadas no bairro Janaína.
De acordo com o parlamentar, essas ruas são de extrema necessidade para a comunidade e que com a pavimentação, diversos problemas serão sanados. “A comunidade do bairro Janaína sofre muito com a atual situação dessas ruas. É preciso fazer um serviço completo, que vai desde a drenagem, esgotamento sanitário, chegando na pavimentação e meio-fio. Acredito que em breve tudo será resolvido”, finalizou Edson Gaguinho. 
O requerimento de número 915/17 foi aprovado por unanimidade.
Já na sessão legislativa de terça-feira (03), Edson Gaguinho apresentou indicação direcionada ao governador Flávio Dino (PCdoB), solicitando providências junto aos órgãos competentes, no sentido de que seja executada, em caráter de urgência, serviços de drenagem, pavimentação asfáltica, meio-fio e esgotamento sanitário, nas ruas: Macapá, Porto Velho e Natal, localizadas no Conjunto Residencial Alexandra Tavares. 
Segundo o parlamentar, o pedido de pavimentação se faz necessário por se tratar de medida de extrema necessidade em virtude das constantes reclamações advindas dos moradores. “Quem mora no Residencial Alexandra Tavares precisa muito desse serviço de pavimentação. Precisamos garantir que as pessoas trafeguem com segurança e por isso estou fazendo essa solicitação”, explicou Edson Gaguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário