domingo, 8 de outubro de 2017

Mutirão do glaucoma atende 133 pacientes em Bequimão

A 3ª edição do Mutirão de Combate ao Glaucoma realizada neste ano em Bequimão aconteceu na última sexta-feira, dia 29 de setembro, no Centro Saúde. A ação foi promovida pela Prefeitura de Bequimão e Governo do Estado, em parceria com o Hospital da Visão. A equipe do oftalmologista Heron Simões atendeu 133 pacientes.
O secretário municipal de Saúde, Sidney Bouéres, acompanhou os atendimentos. Os pacientes puderam fazer suas fichas desde cedo, o que facilitou os atendimentos, evitando tumultos e filas grandes. Profissionais da Secretaria de Saúde deram todo suporte aos auxiliares do médico oftalmologista.
CONSULTA
Durante a consulta, os pacientes passam por avaliação médica e exames capazes de detectar o glaucoma ou outra patologia ocular. Os procedimentos verificam falhas no campo de visão central e periférica, além da pressão interna do globo ocular. Também são avaliadas as estruturas do fundo do olho.
Após o diagnóstico, o paciente é encaminhado para o tratamento adequado, que pode ser uma cirurgia ou o uso de colírio oferecido gratuitamente pelo programa, com uso por 90 dias.
GLAUCOMA
O glaucoma é uma lesão do nervo óptico que pode provocar a cegueira. A doença, muitas vezes assintomática, causa um aumento rápido na pressão intraocular. Pacientes com idade acima dos 40 anos e portadores de doenças como diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo devem estar atentos e participar das atividades do mutirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário