segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Piscicultores da Ilha de São Luís recebem capacitação

  Piscicultores da Ilha de São Luís receberão ainda ração para alevinos. (Foto: Divulgação)
 
Os pequenos produtores da Ilha de São Luís tem na aquicultura uma fonte de renda importante, complementar à agricultura, por isso no Agropolo da Ilha as duas cadeias produtivas vem sendo incentivadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima). Aquicultores da ilha de São Luís receberam capacitação em piscicultura, uma iniciativa da Sagrima, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa).
Cerca de 100 famílias estão sendo beneficiadas pela capacitação, além das propriedades que já vem recebendo assistência técnica e gerencial no Agropolo da Ilha, por meio de convênio entre Sagrima e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
“Aprendi sobre a qualidade e a oxigenação da água e sobre a alimentação dos peixes. Eu dava ração demais e não sabia, agora vou poder ajustar. Foi ótimo, o professor foi muito paciente, respondeu a todas as nossas perguntas”, disse dona Tereza de Jesus, piscicultora de São José de Ribamar, que há três anos implantou tanques no quintal de casa para criar peixes.Trata-se de um trabalho preparatório à entrega de insumos para fortalecimento da cadeia na Ilha: a Sagrima entregará, nos próximos dias, quatro toneladas de ração para alevinos.
Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a Ilha reúne as características necessárias para grande desenvolvimento da cadeia de aquicultura. “Os municípios da Ilha de São Luís tem enorme potencial na piscicultura e grande mercado consumidor, por isso temos incentivado essa produção com equipamentos e insumos e dado aos aquicultores condições de crescer e gerenciar sua produção como negócio”, disse.
Incentivos à aquicultura
Dentro do Programa Mais Produção, a cadeia de aquicultura é uma das 11 definidas como prioritárias e tem ações em todo o estado. Atualmente, 175 propriedades em 19 municípios recebem assistência técnica e gerencial nessa cadeia produtiva, além dos projetos de cultivo de ostras e sururu.
Mais de 180 tanques redes já foram implantados e está prevista a instalação de mais 264, além do trabalho que será desenvolvido nos municípios do Mais IDH, onde serão implantados outros 120 tanques. Ainda neste ano, a Sagrima lançará o primeiro Plano Pesqueiro e Aquícola do Maranhão, que trará as diretrizes para o desenvolvimento do setor nos próximos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário