segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Projeto Turismo na Escola leva alunos da rede pública de ensino ao CLA

 
O Projeto Turismo na Escola criado pelas secretarias de Cultura, Turismo e Juventude, em parceria com a secretaria de educação, leva alunos da rede pública de ensino para conhecer o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e pontos turísticos da cidade histórica.
 
Nesta sexta-feira (27), os diretores Alim Pereira (turismo) e Maurício Cesar (juventude), idealizadores do Projeto, levaram 39 alunos e professores das Escolas Municipais Vereador Júlio Monteiro e Marechal Castelo Branco, localizadas nas comunidades Japeú e Raimundo Sú, respectivamente, na zona rural do município de Alcântara para conhecerem o CLA. A tarde o passeio aconteceu no centro histórico, casas históricas, museu histórico e trilha beirada de Alcântara, que teve a participação do professor Reginaldo filho Corvelo.
 
O principal objetivo da visita é apresentar à comunidade estudantil as atividades desempenhadas pela organização militar da Força Aérea Brasileira, responsável pelo lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais, localizada no município do interior maranhense. Além disso, os estudantes puderam conhecer um pouco da história da cidade que compõe o maior acervo arquitetônico do Maranhão e que faz parte da vida dos alcantarenses.
 
Ao chegarem à cidade de Alcântara os visitantes puderam conhecer a área construída do CLA por meio de uma maquete, instalada na entrada do Prédio do Centro Técnico, onde está localizada parte dos setores administrativos e operacionais e a Direção do Centro. Em apresentação institucional, alunos e professores puderam compreender o contexto que envolve um programa espacial, histórico das atividades espaciais no país, meios disponíveis e avanços que foram implementados no CLA nos últimos anos, operações realizadas em Alcântara e no exterior, bem como as principais formas de ingresso à FAB, seja via alistamento militar, concursos ou seleções públicas.
 
A aluna da Escola Estadual Marechal Castelo Branco, Maria Alice, de 15 anos, gostou do que aprendeu com a visita ao CLA. “É a primeira vez que eu visito o CLA e eu agradeço muito essa oportunidade. Gostei bastante e aprendi coisas que nem imaginava que existiam, não sabia que existiam mais de 1.500 satélites ativos. Hoje vou levar conhecimentos para pessoas que nunca tiveram a possibilidade de conhecer o Centro”, afirmou a estudante moradora da comunidade Itamatatiua.
 
Após a apresentação, os visitantes puderam conhecer as instalações operacionais do CLA, iniciando pelo Centro de Controle, onde é feita a coordenação das operações realizadas em Alcântara, e as estações de Meteorologia (previsão meteorológica), de Telemedidas (antenas para coleta de dados em voo via telemetria) e Radar Adour (radar de rastreio de trajetória em voo), ambos localizados na parte central do CLA, no Setor de Comando e Controle (SCC).
 
A visita ao CLA foi encerrada no Setor de Preparação e Lançamento (SPL), com alunos e professores conhecendo a Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de operação e lançamento do Veículo Lançador de Microssatélites (VLM), foguete em desenvolvimento pelo Brasil em parceria com a Alemanha, que visa colocar em órbita a partir de Alcântara microssatélites.
 
“É extremamente importante recebermos alunos no Centro, ainda mais em se tratando de alunos do município de Alcântara, para que possamos demonstrar as atividades que desenvolvemos. Por outro lado, com projetos como esse, esperamos levar conhecimentos e incentivar a comunidade local em relação às carreiras ligadas à ciência e tecnologia, especialmente aquelas voltadas para o setor aeroespacial”, explica o Coronel Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, Diretor do CLA.
 
PROJETO TURISMO NA ESCOLA
Essa foi a terceira visita ao CLA dentro do Projeto “Turismo na Escola”,  idealizado pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Alcântara.
O objetivo do projeto é propiciar aos estudantes da zona rural, acesso aos espaços culturais, históricos, artísticos, turísticos, tecnológicos e ambientais do município, através de visitações in loco, contribuindo para a formação dos estudantes, através da vivência e troca de conhecimento. Além da promoção de atividades pedagógicas que incentivem e fomentem a preservação do patrimônio material e imaterial, através de palestras, rodas educativas, e ações de mobilização.
“A gente vê com grande importância a participação do Centro de Lançamento de Alcântara, que entra nesse roteiro do projeto como um dos principais locais de visitação. É uma grande satisfação visitar o CLA com nossos alunos do nono ano que irão para o ensino médio levando esse conhecimento e uma ideia adequada do que realmente é o Centro”, explicou o Sargento Leitão, ex-militar do CLA e atualmente Vice-Prefeito de Alcântara que também participou da visita.
 
Estiveram presentes o secretário Hermison Martins (Juventude, Esporte e Lazer), o vice-prefeito Sargento Leitão, os diretores Alim Pereira (turismo) e Maurício Cesar (juventude), além do Tenente Huxley Bruno (CLA) e Soldados George e Kelson (palestrantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário