quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Sagrima apoia publicação de livro sobre a cultura da mandioca

 
Uma das culturas mais tradicionais do Maranhão, a mandiocultura vem sendo incentivada pelo Governo do Estado, como uma das 11 cadeias produtivas prioritárias do Programa Mais Produção. Como parte desse incentivo, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) apoiou a publicação do livro “A realidade da mandioca no Maranhão” do Engenheiro Agrônomo, José Carlos Durans Pinheiro, lançado esta semana.
Após mais de 40 anos de trabalho com a cultura da mandioca, Durans decidiu registrar em livro o resultado de suas pesquisas e acompanhamento in loco, com produtores e demais atores da cadeia produtiva. O livro faz uma reflexão técnica da cultura da mandioca e é formatado em quatro pilares, voltados para a descrição da cadeia, a realidade do cultivo no Maranhão, suas características botanicoagronômicas e um estudo específico sobre a nova fronteira agrícola do país, o MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que possui grande potencial também para a mandioca.
 Durans ressalta que os apoios que recebeu não teria condições e concretizar a materialização do trabalho que vem desenvolvendo ao longo desses anos.  “Depois de todos esses anos estudando, decidi produzir esse trabalho para que ficasse a disposição de profissionais e estudantes que tenham interesse pelo assunto. Procurei identificar os pontos frágeis da cultura e também as oportunidades, que são resultantes de observações de campo em várias comunidades rurais em todo o Maranhão. Este é um passo muito importante que não seria possível ser concretizado sem o apoio da Sagrima, Inagro e Associação dos Engenheiros Agrônomos", disse.
 Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, tão importante quanto as ações em campo dentro das cadeias produtivas, a difusão de conhecimentos e tecnologias é fundamental para a evolução do setor produtivo do estado. “Apoiamos a elaboração deste livro porque sabemos o quanto é importante para o setor produtivo ter uma literatura tão aprofundada como esta, que certamente servirá de referência para estudantes, produtores e o poder público, na hora de definir estratégias que contribuam para o desenvolvimento da cultura da mandioca não só no Maranhão como em outros estados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário