quinta-feira, 9 de novembro de 2017

11ª edição da Feira do Livro será aberta nesta sexta-feira (10)

Feira do Livro de São Luís estimula a leitura entre crianças
A 11ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) tem início nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, e acontece até o dia 19 de novembro, em diversos pontos do Centro Histórico. A FeliS, que já faz parte do calendário anual de eventos da cidade, é promovida por meio de parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão. A programação inclui espaço para autores maranhenses, mostra de literatura nacional e internacional, palestras com escritores, venda de livros e artigos literários e uma série de atividades artísticas e culturais.
Na abertura da Feira do Livro, às 18h, no Anfiteatro Beto Bittencourt (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho) será realizada a palestra Pintura Viva: 'Uma alegoria de vida e obra da escritora Maria Firmina dos Reis', com o artista plástico Joshua Pessoa, da Rede de Educadores de Museus. Em seguida, às 20h, acontecerá a Conferência de Abertura com o tema "Maria Firmina dos Reis e a Literatura Romântica", com a conferencista Luiza Lobo. A programação completa da feira está disponível no site www.feiradolivrodesaoluis.com.br.
"A Feira do Livro de São Luís é um evento consagrado para a cidade por representar um espaço de fortalecimento da cultura e disseminação do conhecimento. Este ano tem a parceria do Governo e daremos destaque para Literatura Feminina, tendo como patrona a maranhense Maria Firmina dos Reis, pelo centenário de sua morte e pela importância que ela tem para todo país como a primeira romancista do Brasil", disse o secretário municipal de Cultura (Secult), Marlon Botão.
O secretario municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa, destacou a relevância do evento para a capital. "A Feira do Livro é um evento de grande importância no calendário da cidade. É um momento que marca a vida das pessoas e em especial das crianças e desperta nelas o interesse pela leitura e literatura", pontuou o gestor. 
Durante o evento, serão promovidas cerca de 100 atividades artísticas, 40 lançamentos de livros de escritores maranhenses, 50 palestras e mesas redondas, mais de 20 oficinas, sete debates literários com escritores, pesquisadores e poetas maranhenses, entre outras ações paralelas de intervenções e exposições. A 11ª edição da FeliS contará, ainda, com a presença de  escritores nacionais. As atividades da feira acontecerão diariamente das 10h às 22h.
ESPAÇOS
A FeliS contará com 40 estandes de livreiros, 10 espaços para sebos, 10 performances poéticas, sete intervenções artísticas, 60 contações de história, sete espetáculos circenses de rua, uma orquestra e 55 lançamentos de livros. São esperados mais de 200 mil visitantes e venda de mais de dois milhões de livros.
As atividades da FeliS acontecerão também em espaços como Casa do Maranhão, Galeria Trapiche, Rua Portugal e Rua da Estrela, Cine Praia Grande, Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, Praça Nauro Machado, Escola de Cinema (IEMA), Beco Catarina Mina, estacionamento da Câmara Municipal, auditório da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, auditório da Associação Comercial do Maranhão, Teatro João do Vale, Anfiteatro Beto Bittencourt, Biblioteca Pública Benedito Leite, entre outros.
Esta edição do evento conta com parcerias de instituições como Sesc, Vale, Associação dos Livreiros do Maranhão (Alem), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA), Rede de Museus Educadores e Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário