terça-feira, 7 de novembro de 2017

Ação comemorativa do centenário de Josué Montello foi destaque no 15º Salão do Livro de Imperatriz

Ação comemorativa do centenário de Josué Montello foi destaque no 15º Salão do Livro de Imperatriz. (Foto: Divulgação)
 
Mais uma ação comemorativa do centenário de Josué Montello foi realizada este ano, desta vez no 15ª Salão do Livro de Imperatriz, que aconteceu de 27 de outubro a 5 de novembro, no Centro de Convenções da cidade. A Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), equipamento cultural do estado vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), esteve presente no Salimp, que nesta edição reuniu em torno de 120 mil pessoas.
A participação da Casa Josué Montello no Salimp contou com as exposições Centenário Josué Montello, Cais da Sagração, mostra bibliográfica, exibição de vídeo documentários, lançamento do primeiro volume da coletânea de crônicas Escritores Maranhenses 1955-1965, além de palestras apresentadas no Café Literário sobre a vida e obra do escritor maranhense.
Mais de 200 ações comemorativas
O ano de 2017, marco que celebra os 100 anos de nascimento do escritor maranhense Josué Montello, tem merecido a realização de uma vasta programação cultural. Até agora já são mais de 200 ações comemorativas, entre palestras, exposições, lançamento de livros, apresentação de trabalhos acadêmicos e outras atividades com a parceria de universidades, órgãos públicos, academias de letras e outras instituições.
A diretora da Casa Josué Montello, Joseane Sousa, disse que a participação no Salão de Imperatriz já é uma tradição, e neste ano mais importante ainda por se tratar do centenário que tem por objetivo intensificar a produção montelliana e estimular o interesse pela obra do autor.
Ação comemorativa do centenário de Josué Montello foi destaque no 15º Salão do Livro de Imperatriz. (Foto: Divulgação)
 
“Tem sido muito produtiva a comemoração do centenário, que começou com a Semana Montelliana e continuou com os eventos promovidos por instituições parceiras, em torno dos quais temos reunido um público formado por professores, estudantes, jornalistas, escritores e outros segmentos importantes para difusão da obra do escritor.
Reedição de livros
Para Joseane Sousa, outra vantagem das comemorações tem sido a reedição de obras de Josué Montello que desde 2001 não eram editadas. Entre elas podemos citar “O Cais da Sagração”, editada pela Academia Maranhense de Letras e lançada no Ciclo de Palestra em homenagem ao escritor; “Noite sobre Alcântara”, que será lançado pela Universidade Federal do Maranhão; “O tesouro de D. José”, “Janelas Fechadas” e o segundo volume da Coletânea de crônicas “Escritores Maranhenses 1966-1993”, que será lançado por meio da parceria da CCJM e Casa do Autor Maranhense com apoio cultural da Cemar”.
Concurso literário
Além dos eventos, as comemorações pela passagem do centenário contam também com o lançamento do concurso artístico e literário em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, direcionado aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual do Maranhão.
O objetivo é incentivar a produção artística e literária dos jovens a partir da obra do escritor maranhense.
Ação comemorativa do centenário de Josué Montello foi destaque no 15º Salão do Livro de Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário