quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Ação de recebimento itinerante de embalagens de agrotóxicos acontece em São Luís nesta quinta

 
Nesta quinta-feira, 9, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa), realiza mais uma ação com os pequenos produtores de São Luís, com o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
A iniciativa é parte de uma programação iniciada no dia 8, em São José de Ribamar, e ainda acontecerá em Paço do Lumiar, Raposa e Rosário, como parte do Sistema Campo Limpo, do Inpev, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas.
O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração. Já o Maranhão é 3º do Nordeste em destinação adequada desse material.

Governo do Estado e Prefeitura de São Luís vêm apoiando a iniciativa, em parceria com associações e sindicatos de produtores, mobilizando os agricultores a comparecerem às centrais e postos de recebimento de embalagens, localizados nos municípios de Imperatriz, Balsas, Alto Parnaíba e Anapurus e nas ações itinerantes de recebimento.
“O recebimento itinerante é uma ferramenta que foi criada para inserir o pequeno agricultor em todo o processo de destinação ambientalmente correta das embalagens de agrotóxicos, que são agentes contaminadores que podem trazer riscos à saúde deles e do meio-ambiente”, explica o presidente da Aged, Sebastião Anchieta.
Só em 2016, os produtores maranhenses devolveram mais de 780 mil kg de embalagens vazias de agrotóxicos para uma destinação ambientalmente correta.Para o secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, a ação conjunta reforça a preocupação do Governo do Estado com a produção agropecuária sustentável. “Nós temos incentivado, não só no Agropolo da Ilha, como nos demais Agropolos, a produção agroecológica, com menor uso de agrotóxicos, e colaborar com uma iniciativa como esta, que trabalha mais uma etapa da cadeia produtiva, só reforça a intenção de termos uma produção cada vez mais sustentável”, afirmou.
 
Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos em São Luís
 
DATA: 09/11, das 13h30 às 17h30
 
LOCAL: Associação Recreativa e Beneficente da Matinha (BR-135, km 10, Maracanã, em frente ao Restaurante Amarelinho) -  São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário