quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Aged e Mapa realizam fiscalização em fazendas produtoras de grãos no sul do Maranhão

     Fiscalização teve como foco o comércio e uso de sementes. (Foto: Divulgação)
 
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), em parceria com o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), realizou uma série de fiscalizações em fazendas produtoras de grãos no sul do Maranhão. As fiscalizações ocorreram nas cidades de Balsas, Tasso Fragoso e São Raimundo das Mangabeiras.
A ação que foi realizada por fiscais estaduais agropecuários da AGED e pelo auditor federal do MAPA, George Mendes Serra, visou evitar a comercialização de sementes ilegais, também conhecidas como sementes piratas, que ainda é um problema no sul do estado e afeta diretamente o setor produtivo e também a economia maranhense.
Durante as fiscalizações foram verificadas irregularidades quanto a sementes de soja de uso próprio, transporte irregular e pirataria de sementes. Foram vistoriadas sete fazendas, sendo que duas delas foram notificadas a apresentarem documentos comprobatórios da origem das sementes fiscalizadas.
O fiscal estadual agropecuário Diego do Amaral ressaltou a relevância dessas ações de fiscalização para o setor produtivo e destacou a importância das parcerias com órgãos federais e municipais para o êxito das mesmas. “Essas ações devem continuar na regional de Balsas e em todo o Maranhão, pois em breve essas atividades de fiscalização do comércio e uso próprio de sementes serão delegadas a AGED,  promovendo assim uma maior capilaridade de fiscalização no estado, ou seja, uma maior presença da fiscalização na regularização do setor sementeiro no campo”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário