segunda-feira, 13 de novembro de 2017

EBSERH SOLIDÁRIA: Mutirão de saúde atende centenas de pessoas em São José de Ribamar


Ação prestou serviços em diversas áreas e reduziu fila para consultas em unidades de saúde do município
Cerca de quinhentas pessoas foram atendidas na ação Ebserh Solidária, mutirão de saúde que o Hospital Universitário da UFMA realizou em São José de Ribamar, em parceria com a prefeitura municipal, na sexta-feira, 10. O objetivo do mutirão é levar atividades educativas, exames e consultas para populações em situação de vulnerabilidade social, além de fortalecer as práticas de ensino, pesquisa e inovação que caracterizam o hospital como centro de formação profissional na área de saúde.
Marcelino Ferreira Ramos, 66, nunca tinha feito um exame de próstata. Mestre de obras e motorista, ele aproveitou o mutirão de saúde para se cuidar. Saiu de lá com a indicação para realizar exames no Centro de Saúde mais perto do bairro onde mora, o Cruzeiro. “Foi muito rápido e fácil e agora vou seguir tudo o que o médico mandou”, disse.
Segundo o residente de urologia do HU-UFMA, Rafael Carvalho, que participou da ação como voluntário, assim como o “Seu” Marcelino, a maioria dos homens que foram atendidos, com idade acima de 50 anos, também não tinham consultado um especialista. “A importância do mutirão é, justamente, chamar a atenção para o problema visando detectar mais precocemente os casos de doenças como o câncer de próstata”, resumiu.
Além do atendimento em urologia, o evento prestou serviços nas áreas de neurologia, oftalmologia, clínica médica, pediatria e odontologia. O evento foi coordenado pela Gerência de Atenção à Saúde e a Divisão de Gestão de Cuidados do HU-UFMA. Uma equipe multidisciplinar formada por quarenta e sete profissionais participou do mutirão.
O mutirão aconteceu simultaneamente no Centro de Especialidades e Diagnóstico, na Unidade Básica de Saúde Raimundo Balbino e na Maternidade Municipal, pela manhã e tarde. A equipe de pediatria da Unidade Materno Infantil desenvolveu atividades educativas com gestantes e promoveu a avaliação das puérperas (mulher que deu à luz há bem pouco tempo) pelos profissionais do Banco de Leite e dos recém-nascidos por profissionais deontologistas.
O Centro de Referência em Oftalmologia do HU-UFMA fez a triagem em portadores de diabes, detectando casos de catarata e glaucoma avançado em pessoas que nunca tinham feito tratamento. Enquanto aguardava o atendimento, Raimundo Nonato Santos Pereira, 53, estava ansioso para consultar. “É a minha esperança de voltar a trabalhar, venho tentando uma consulta há tempos sem conseguir”, lamentou o ex-pescador que foi encaminhado para exames com um especialista. Ele se queixa de dificuldades na visão do olho esquerdo desde que sofreu um AVC no início deste ano
Trinta e oito hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), participaram da ação nacional. Os profissionais que atuaram na ação são todos voluntários, muitos deles estudantes e residentes médicos e multiprofissionais – com o acompanhamento de professores

Nenhum comentário:

Postar um comentário