quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Editais para monitoria e lançamento de livros para a 11ª FeliS continuam abertos

Feira do Livro de São Luís, edição 2016, reuniu grande público na Praia Grande 
O maior evento literário do Maranhão, a 11ª Feira do Livro de São Luís (FeliS), realizada em parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado ocorrerá entre os dias 10 e 19 de novembro. Quem deseja ser monitor tem até quinta-feira (2) para se inscrever. Já para lançar livros, o edital está aberto até sexta-feira (3).
Ao todo, 55 escritores maranhenses já estão confirmados para o lançamento livros, por meio da Chamada Pública nº 01/2017– PMSL/SECULT, disponível no Portal da Prefeitura, na aba editais (http://www.saoluis.ma.gov.br/edital.asp?id_edital=1270). As sessões de lançamentos terão duração, no máximo, de 40 minutos, sequenciada pela sessão de autógrafo com o mesmo tempo de duração. A data e horário de cada lançamento serão definidos no ato da entrega da ficha de inscrição, conforme indicação do escritor.
Abertas no dia 10 de outubro as inscrições foram prorrogadas até o dia 3 de novembro. Podem se inscrever autor, co-autor ou responsável legal pela obra, bastando preencher devidamente e assinar a ficha de inscrição (anexo do edital); anexar um resumo da obra para fins de apresentação no momento do lançamento e entregar um exemplar da obra no momento da inscrição, devidamente autografado, que após o lançamento será doado à Biblioteca Pública Municipal José Sarney. As obras devem ser de publicação no ano de 2017. O material precisa ser entregue na sede da Secretaria Municipal de Cultura, situada na Rua do Mocambo, 253 – Centro, em funcionamento das 13h às 18h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 13h, nas sextas-feiras.
Somente serão realizados os lançamentos dos autores que atenderem a todas as exigências da Chamada Pública. Serão automaticamente desclassificadas as obras que desrespeitarem leis ambientais, mulheres, crianças, adolescentes, jovens, idosos, afrodescendentes, povos indígenas, povos ciganos ou a outros povos de comunidades tradicionais, população de baixa renda, pessoas com deficiência, diversidades de orientação sexual ou que expresse qualquer outra forma de preconceito, racismo e discriminação, ou de incentivo ao uso abusivo de álcool e outras drogas.
A lista de autores inscritos será divulgada na página da Prefeitura Municipal de São Luís na internet (http://www.saoluis.ma.gov.br) após o prazo de inscrição ter encerrado. É vedada a cessão ou transferência do lançamento da obra para outro autor.
MONITORIA
Já quem deseja participar como monitor da 11ª FeliS, tem até esta quinta-feira (2) para se inscrever eletronicamente no edital, disponível no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema - www.fapema.br/patronage). Os interessados devem preencher o Formulário de Solicitação, anexando em arquivos separados em PDF (tamanho máximo dois megabytes), cópia do RG e CPF; comprovante de matrícula/contracheque da instituição de ensino atualizado ou declaração emitida pela instituição; comprovante dos dados bancários, extrato ou cópia do contrato da contra corrente do Banco do Brasil de titularidade do (a) candidato (a); currículo Lattes do CNPq atualizado e disponível. A inscrição eletrônica será considerada efetivada após envio formulário eletrônico e geração de comprovante. Inscrições com documentações incompletas e/ou incorretas serão automaticamente desclassificadas.
O participante deve ser maior de 18 anos, ter vínculo com instituição de ensino e/ou pesquisa da rede pública estadual do Maranhão (estudante, técnico-administrativo ou docente), possuir currículo Lattes e cadastro no Patronage da Fapema, possuir conta corrente no Banco do Brasil como titular (não será aceita conta-poupança), além de ter disponibilidade para participar do minicurso de treinamento e de todo o evento da Feira do Livro de São Luís 2017.
O resultado será divulgado a partir do dia 3 de novembro no site da Fapema, tendo o candidato até o dia 7 de novembro de 2017 para entrega da documentação. A comissão de seleção, responsável pelo controle classificatório dos monitores, será formada por integrantes da Fundação, com o apoio técnico, jurídico e administrativo de servidores da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE/Seduc).
Serão contemplados 70 monitores por ordem de inscrição e 35 vagas para cadastro de reservas. Cada monitor receberá kit de trabalho, alimentação referente ao seu turno e uma ajuda de custo de R$ 200,00 para despesas com transporte, que será pago após a realização do evento. Também irão receber certificado de participação, que contará como atividade extracurricular, com carga horária de 40h.
Os selecionados serão distribuídos nos diversos espaços da Feira do Livro e deverão cumprir seus horários nos locais designados de acordo com direcionamento da coordenação do evento. Os monitores poderão optar pelos turnos matutino (8h30 às 12h30), vespertino (13h às 17h) ou noturno (17h às 21h). A participação no minicurso será pré-requisito obrigatório para integrar a equipe de monitoria, não havendo participação ocorrerá substituição imediata do monitor por outro do cadastro de reserva. O treinamento será realizado antes do evento em local e data a confirmar.
Outras informações ou esclarecimentos podem ser obtidos junto à Coordenação de Bolsas da Fapema pelo telefone (98) 2109-1428; e-mail bolsas@fapema.br, ou na Seduc pelo telefone (98) 3221-8537. O edital pode ser acessado em http://sct.fapema.br/site2012/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=1106&tmpl=component&format=raw&Itemid=70
FEIRA
A 11ª Feira do Livro de São Luís traz o tema "Maria Firmina dos Reis e a Literatura Feminina". O objetivo do evento é propiciar o maior acesso ao livro, estimular a formação de novos leitores e incentivar as cadeias produtivas em torno do livro e da mediação da leitura, com uma programação de atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias, envolvendo a participação direta de escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, artistas, entre outros convidados. A cada edição, mais de 200 mil visitantes celebram a tradição literária e cultural da capital maranhense, entre turistas e moradores locais.
A Feira é uma promoção da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado do Maranhão, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Educação (Semed), e estaduais de Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), tendo como correalizador o Serviço Social do Comércio (Sesc), patrocínio da Vale e Potiguar e apoio da Academia Ludovicense de Letras (ALL), Academia Maranhense de Letras (AML), Associação dos Escritores Independentes (Amei), Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
PATRONA
A patrona desta edição é Maria Firmina dos Reis, uma homenagem à escritora maranhense considerada a primeira romancista negra brasileira. A autora ganhou notoriedade por sua ousadia, originalidade e pioneirismo no cenário literário nacional destacando-se como contista, folclorista, poetisa, abolicionista, compositora e primeira romancista brasileira.
Ela abordou temas complexos para o contexto social em que viveu, subvertendo uma ordem imposta que segregava a mulher. Sua trajetória de vida transcende o próprio percurso histórico, configurando-se até hoje, uma personalidade literária que enaltece o gênero feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário