segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Governo inicia implantação do Agropolo Rio Pindaré

 Reunião de apresentação do Agropolo Rio Pindaré. (Foto: Divulgação)
 
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), apresentou a produtores da Região do Pindaré, o projeto de implantação do Agropolo Rio Pindaré. Na reunião, foram discutidas as etapas de execução do projeto.
O novo agropolo vai contemplar, inicialmente, os municípios de Pindaré-Mirim, Monção, Santa Inês e Bom Jardim. A ação faz parte do Programa Agropolos que é executado em conjunto com o Programa Mais Produção na implantação de ações das cadeias produtivas prioritárias nas Unidades de Referência de Produção (URPs), de acordo com a vocação produtiva de cada região.
Os 132 produtores participantes debateram, com técnicos da Sagrima, como o Programa Agropolos deve funcionar na região e as vocações da região. Foram apresentadas as cadeias produtivas do estado e as experiências bem sucedidas alcançadas por produtores de outras regiões.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser, afirmou que a implantação de um novo agropolo reforça a parceria entre governo e instituições participantes do programa e leva conhecimento e tecnologia a mais uma região do estado. “Assim como, hoje, os produtores do Agropolo da Ilha conseguem abastecer supermercados da Região Metropolitana com hortifrutis e ter mais renda e qualidade de vida, queremos levar essas oportunidades a mais regiões, com capacitação, equipamentos e assistência para elevar o patamar tecnológico e de produção em todo o estado”.
O coordenador geral dos Agropolos, José Lima Neto, destacou que a reunião foi muito positiva por causa da participação dos representantes das instituições e de produtores que estão na ponta do processo produtivo. “A Sagrima acredita que o programa Agropolo aproximar os atores da produção na região do Vale do Pindaré, através da discussão e planejamento conjunto”.
José Lima Neto disseque as parcerias realizadas que têm como principal objetivo viabilizar a qualidade e aumento da produção e construir novos canais de comercialização entre o Governo do Estado e os produtores.
O Produtor de hortaliças, Pedro Cirqueira, que trabalha, há muitos anos, com horta, afirmou que sonha com a instalação de uma agrofeira. “É uma chance melhor para os produtores locais, como eu, venderem seus produtos”.
“O Agropolo Rio Pindaré será de grande importância para o desenvolvimento da região, principalmente, no tocante a organização empreendedora das unidades produtivas, assistência técnica, aumento da produção e comercialização dos produtos regionais, possibilitando a geração de emprego e renda’’, ressaltou o secretário municipal de Agricultura de Monção, Johnson Matos.
Presentes da reunião, representantes do Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged/MA), Banco do Brasil, Banco do Nordeste do Brasil, Banco da Amazônia, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Vale, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outras instituições.
Participaram, também, gestores de secretarias municipais de Agricultura e membros dos Sindicatos dos produtores de Santa Inês, Monção, Pindaré- Mirim e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Santa Inês, Monção e Pindaré-Mirim.
Agropolos
O objetivo dos agropolos é desenvolver os potenciais produtivos das várias regiões do estado. Em parceria com produtores, sindicatos, instituições financeiras, de ensino e pesquisa, são realizadas ações para aumento da produção, difusão de novas tecnologias e incentivo à agroindustrialização e comercialização de produtos maranhenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário