domingo, 12 de novembro de 2017

“Há muito tempo esperávamos por uma formação como esta”, diz liderança quilombola em capacitação promovida pelo Governo

“Há muito tempo esperávamos por uma formação como esta”, diz liderança quilombola. (Foto: Lauro Vasconcelos)
 
Para professores, gestores escolares e lideranças comunitárias quilombolas das 31 escolas, incluindo os 18 Centros de Educação Quilombola, que participaram da I Formação Continuada em Educação Escolar Quilombola, promovida pelo Governo do Maranhão, o encontro formativo foi um marco na história do povo negro maranhense.
“Esperávamos há muito tempo por uma formação como essa. Aqui foram plantadas sementes na educação quilombola de nosso estado, abriu um caminho para a qualidade em nossas escolas”, revelou Jovelina do Livramento Pires Belfort, liderança da comunidade quilombola Santa Rosa, no município de Itapecuru Mirim.
A formação, conduzida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi subdividida em três módulos e teve como objetivo balizar a educação escolar quilombola oferecida no Maranhão, conforme preceituam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica.
Felipe Camarão destaca investimentos do Governo em educação quilombola. (Foto: Lauro Vasconcelos)
 
Ao todo, 60 pessoas participam do curso de formação, entre professores, gestores escolares e lideranças comunitárias quilombolas das escolas dos Centros de Educação Quilombola, anexos e as chamadas “Sala Fora”, que estão inseridas em escolas tradicionais, nos municípios de Pinheiro, Viana, Itapecuru-mirim, Chapadinha, Codó e Bacabal.
“Agradeço pela oportunidade de obter os saberes conquistados e aprendidos aqui”, disse a professora Ana Marta Rodrigues Araújo, de Bacabal.
“Foi uma excelente ação porque já esperava isso há quatro anos, desde que comecei a dar aulas em uma escola quilombola”, ressaltou o professor José Ribamar Martins.
Valorização
Presente no encerramento, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou os investimentos do Governo na educação escolar quilombola que, pela primeira vez, terá concurso para professores efetivos, conforme anunciado pelo governador Flávio Dino nesta semana.
“O concurso é um presente do governador Flávio Dino para as comunidades quilombolas. E representa, assim como essa formação, o respeito e a valorização que o Governo do Estado tem com a educação quilombola”, concluiu.
Ao final da solenidade, o secretário presenteou uma das professoras participantes com uma coleção completa (8 volumes) sobre a “História Geral da África”.
Professora Jovelina do Livramento foi premiada com coleção de livros da História da África. (Foto: Lauro Vasconcelos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário