quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Informações da Câmara municipal de São Luis

Marcial Lima realiza audiência
sobre transporte e segurança
No próximo dia 24, o vereador Marcial Lima (PEN) promoverá mais uma audiência pública na Câmara Municipal de São Luís. Desta vez, o tema em discussão será o transporte e a segurança nos bairros da Cohab, Cohatrac e adjacências. A audiência está marcada para começar às 10h e deverá contar com a participação de representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, OAB, Ministério Público e Guarda Municipal.

De acordo com o vereador Marcial Lima, o objetivo é discutir soluções para os temas em questão. Na região da Cohab e Cohatrac, um dos problemas é o transporte no que diz respeito à situação de ruas e avenidas e à organização do trânsito, onde é necessário a instalação de semáforos para facilitar o tráfego na região.

Em relação à segurança, o principal ponto de discussão é sobre o 20º Batalhão da Polícia Militar, criado recentemente pelo governo do Estado. “O funcionamento do Batalhão do Cohatrac está em pauta. Ele foi criado no fim de setembro pelo governo do Estado, só que o batalhão não tem infraestrutura, é carente, não tem sala. Ele era uma companhia que virou batalhão. Então, vamos discutir esse assunto”, afirmou o vereador do PEN.

A audiência sobre o transporte e segurança  nos bairros da Cohab e Cohatrac integra o Fórum Permanente de Discussão, ação idealizada pelo vereador Marcial Lima para aproximar o debate entre a população e o Poder Legislativo. As discussões ocorrem em vários bairros de São Luís.
 
 
Pavão Filho pede recuperação
de UEB na Cidade Olímpica
 
A Câmara Municipal de São Luís aprovou requerimento do vereador Pavão Filho (PDT), no qual solicita ao prefeito Edivaldo Holanda Junior a reforma completa da Unidade de Educação Básica (UEB), na Cidade Olímpica (Colégio Azulão), que está  funcionando em estado precário.
 
Conforme a solicitação do vereador, a UEB precisa com urgência da implantação de salas climatizadas, em virtude da referida escola não dispor de infraestrutura adequada, para acomodar alunos, professores e colaboradores, o que dificulta de maneira significativa no aprendizado.
 
Considerado o vereado da educação, Pavão observa que o espaço escolar é um ambiente formador de personalidades e de representações, por isso, sua estrutura física deve ser atrativa para os alunos de forma que eles possam              sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades socioeducativas e desenvolverem seus pensamentos críticos.
                                                 
“Estudar em um ambiente agradável contribui positivamente no processo de aprendizagem e ao mesmo tempo tornar-se estimulante”, diz Pavão Filho.
 
Edson Gaguinho propõe reforma e ampliação de
espaços de lazer na região da Cidade Operária

Preocupado com a falta de estrutura para população em relação ausência de locais adequados para prática de esportes, lazer e eventos culturais, o vereador Edson Gaguinho (PHS), aproveitou o feriado nesta quarta-feira (15) e visitou dois importantes espaços de lazer que precisam urgentemente de revitalização na região da Cidade Operária. Acompanhado do Secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Hewerton Pereira, o parlamentar esteve no Complexo Esportivo e também no Viva da Cidade Operária. O objetivo das visitas foi analisar os dois espaços e traçar um plano de revitalização.
VIVA DA CIDADE OPERÁRIA
Inaugurado para ser um ponto de lazer e diversão da comunidade, o Viva da Cidade Operária está hoje praticamente sem função. Lixo, mato e iluminação precária são os principais problemas do local.
Para por fim à essa problemática, o vereador Edson Gaguinho propôs junto ao Governo do Estado a revitalização completa do local, o que inclui limpeza, iluminação nova, instalação de bancos, banheiros, segurança e a construção de uma academia popular.
COMPLEXO ESPORTIVO DA CIDADE OPERÁRIA
O Complexo Esportivo da Cidade Operária também recebeu a visita do parlamentar e do secretário de esportes do Estado.
No local, o parlamentar pleiteou a reforma e ampliação da quadra poliesportiva, além da manutenção e aperfeiçoamento da pista de bike cross.
O Secretário de Esporte e Lazer do Maranhão, Hewerton Pereira, se comprometeu em ajudar a comunidade. “As dificuldades são muitas, mas com essa união de forças vamos revitalizar esses espaço aqui na Cidade Operária. O vereador Edson Gaguinho está de parabéns, não mede esforços e sempre busca melhorar a vida das comunidades”, disse Hewerton.
De acordo com o vereador, a falta de opções de lazer para crianças e adolescentes, tanto no Viva como o Complexo Esportivo, tem decepcionado famílias que buscam na área formas de entretenimento. A falta de suporte de diversos equipamentos tem frustrado muita gente.
“A revitalização desses espaços proporciona mais incentivo à qualidade de vida da comunidade, tira as crianças e adolescentes da ociosidade e garante avanços sociais e econômicos. Acredito no apoio do Governo do Estado e por isso que estamos aqui”, finalizou Edson Gaguinho.
 
Sá Marques participa de caminhada em São Luís
pela Semana Estadual de Combate ao Feminicídio
 
O Vereador Prof° Sá Marques (PHS), que também é policial civil e um grande batalhador no combate a violência contra a mulher, participou na tarde do último sábado (11), de uma caminhada para chamar a atenção dos casos de mortes que têm como vítimas mulheres. A caminhada aconteceu na Avenida Litorânea e está inserida na programação da Semana Estadual de Combate ao Feminicídio. Sá Marques esteve acompanhado de várias autoridades políticas e policiais.
 
Na oportunidade, o parlamentar lembrou que recentemente foi aprovado um projeto de sua autoria na Câmara Municipal que garante um grande auxílio as mulheres vítimas de violência. O projeto de lei prevê amparo jurídico, policial e psicológico para mulheres que são agredidas. O auxílio vem por meio da gratuidade no transporte público, para que a vítima possa utilizar o ônibus coletivo para atendimentos como: realização de exame corpo delito, prestar queixa na delegacia e acompanhamento psicológico através da assistente social. O período de gratuidade é de 30 dias, prorrogáveis por mais 60 dias, caso necessário. O projeto já foi aprovado por unanimidade na Câmara, só falta agora a sanção da lei por parte do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. 
 
Durante a caminhada, foram entregues materiais educativos e as pessoas se revezavam utilizando o microfone e com o auxílio de um carro de som chamavam a atenção de todos na Avenida Litorânea para uma causa tão importante: O COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E OS CASOS DE FEMINICÍDIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário