terça-feira, 21 de novembro de 2017

Informações da Câmara municipal de São Luís

 Sá Marques fala sobre Segurança, concurso
da PM e privatização da Eletrobras
 
O vereador Sá Marques (PHS) participou de duas audiências públicas na Câmara Municipal de São Luís. A primeira, realizada na última terça-feira (14), tratou sobre a questão da segurança no Estado. A audiência foi proposta pelo presidente da Câmara, Astro de Ogum (PR). A segunda, ocorrida na quinta-feira (17), discutiu sobre a privatização da Eletrobras, proposta pelo vereador Honorato Fernandes (PT).
Os números de crimes violentos letais intencionais (homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte) e violentos não letais intencionais (roubo, estupro e lesão corporal) registrados no sistema de Segurança Pública do Estado, de 2012 a 2017, com abrangência na Região Metropolitana da Grande São Luís.
Os dados foram sistematizados conjuntamente pelo Ministério Público do Estado com o promotor de Justiça José Claudio Cabral Marques à frente, e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos – IMESC, cujo estudo contou com o apoio da Câmara de Vereadores de São Luís e da Secretaria de Estado da Segurança.
Estiveram presentes vereadores, promotores, o secretário de segurança Jefferson Portela e a cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Guarda Municipal e o representante da associação de bares e restaurantes, além de populares.
Na oportunidade, o Vereador Sá Marques, que também é Policial Civil, com mais de 20 anos de experiência na área de segurança, destacou que sempre é importante debater o tema para a conquista de números positivos, pensando prioritariamente em garantir o bem estar e segurança da população.
“Percebemos o avanço na área de segurança na capital São Luís, e também, na Região Metropolitana, e é claro que precisamos unir forças para conseguirmos índices ainda mais satisfatórios”, destacou Sá Marques.
Durante seu pronunciamento, Sá Marques, que também é Presidente da Comissão de Segurança na Câmara, aproveitou o ensejo e a presença do Secretário Jefferson Portela, e reforçou  pedido para que seja revista a data para realização do concurso da Polícia Militar do Maranhão, que aconteceria apenas em Janeiro de 2018, mas o Governo decidiu antecipar para Dezembro deste ano.
“Sou professor, e é humanamente impossível estudar esse conteúdo da PM até dezembro. Serão concorrentes prejudicados, esse prazo para a realização das provas é um prazo muito exíguo, de tal maneira que, com todo respeito, o governador Flávio Dino repense e volte atrás na data anterior, que é no mês de Janeiro. Não há tempo hábil para que esse programa seja dado com qualidade. Minha postura é de professor que conhece as disciplinas, e que vislumbra a não prejudicialidade dos alunos “, enfatizou o vereador, dirigindo-se ao secretário de segurança, presente na audiência.
Ainda durante a Audiência Pública, o parlamentar  parabenizou o secretário Jefferson e o governador Flávio Dino, por mais esta importante atitude em prol da segurança do nosso Estado.
Privatização da Eletrobras
Já na manhã desta quinta-feira (16), o vereador participou de outra Audiência Pública, desta vez, promovida pelo vereador Honorato Fernandes, que tratou sobre a privatização da Eletrobras e que teve como tema “Impactos Econômicos da Reforma do Setor Elétrico Brasileiro e a venda do controle da Eletrobras”, realizada na Câmara Municipal de São Luís.
Na oportunidade, o parlamentar criticou veementemente o desmonte da máquina pública brasileira, a destruição das conquistas trabalhistas, assim como o achatamento salarial.
“Sou radicalmente contra o desmonte da máquina, contra a entrega do patrimônio nacional ao capital estrangeiro, contra a reforma trabalhista e previdência, contra o fim dos direitos sociais dos trabalhadores brasileiros, e aqueles que são a favor do desmonte da máquina e a favor da entrega das riquezas brasileiras ao capital estrangeiro não merecem a confiança do povo brasileiro, e portanto, tem que ser alijado do processo político nacional, por não ter a índole nacionalista”, discursou.
 
 
Vereador propõe espaço para valorizar cultura
Um espaço voltado para produção cultural de São Luís do Maranhão. Nele, o artista local terá assistência para produção artística, gravação de CD’s e material gráfico para divulgação.
A Gravadora Estadual do Maranhão é uma solicitação feita, por meio de indicação ao Governo do Estado, pelo vereador Joãozinho Freitas (PTB).
Segundo o parlamentar, o espaço vai incentivar a produção de música local, porque muitos artistas enfrentam dificuldade na hora de lançar os trabalhos por falta de patrocínio.
“Cantores, bandas, corais, solistas e produtores de trabalhos instrumentais poderão usufruir da gravadora. Acredito que a cultura do nosso estado vai crescer ainda mais com a implantação desse projeto”, destacou Joãozinho.
A Gravadora Estadual deve ser implantada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. 
A indicação protocolada pelo vereador Joãozinho na Câmara Municipal de São Luís foi apreciada pelos parlamentares. Após a sessão legislativa, ela foi enviada ao Governo do Estado, que vai realizar estudos para atender ao pedido.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário