quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Informações da Câmara municipal de São Luís

 Chico Carvalho é escolhido como primeiro
vice-presidente nacional do PSL
 
O PSL realizou nesta segunda-feira, 6, a convenção nacional do partido. No encontro, que foi em Recife, foram escolhidos os novos dirigentes nacionais da sigla. Entre os escolhidos está o vereador de São Luís, Francisco Carvalho, que será o 1º vice-presidente nacional da legenda.
Além de escolher os novos membros da direção nacional, o PSL também debateu as estratégias da sigla para as eleições de 2018.
Maranhão - No estado, o partido também já havia se reunido. Em encontro estadual, ocorrido no fim do mês de outubro, os membros do PSL debateram os rumos do partido para o próximo pleito.
Francisco Carvalho lembrou aos filiados que o partido tem postura de independência em relação aos pré-candidatos ao governo do estado até o momento apresentados.
O presidente estadual citou a condição do partido já que membros d sigla como o ex-prefeito de Balsas Chico Coelho e a deputada Graça Paz tem ligações com pré-candidatos.
No caso de Coelho, a ligação é com o governador Flávio Dino (PCdoB), que tentará a reeleição. E Graça Paz tem ligação com o senador Roberto Rocha, que se anunciou como futuro candidato do PSDB ao governo do estado.
"Existem membros do partido que estão mais próximos de um ou outro pré-candidato, mas isso não significa que o PSL todo está atrelado a qualquer pré-candidato e o seu projeto político. Ainda sentaremos para discutir e verificar qual o rumo que a legenda seguirá", disse Carvalho.
O vereador reclama da falta de diálogo dos pretendentes ao Governo do Maranhão com o PSL. Segundo Chico, dentro do processo democrático, o diálogo é necessário para que todos discutam e que a maioria ou por meio de consenso se chegue a uma definição.
"Não adianta buscar um membro do partido para definir apoio. O PSL é um partido independente. Não tem dono. Nós debateremos e definiremos os caminhos a serem seguidos", afirmou o presidente estadual.
Filiações - O encontro do PSL foi marcado também por filiações já com o objetivo da disputa para deputado estadual e federal.
Se filiaram o filho do futuro presidente do Tribunal de Justiça, José Joaquim Figueiredo, Carlos Figueiredo, e também o ex- deputado Nonato Aragão, Luís Carlos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Caxias, Sardá empresário de Caxias, ex-prefeito de Aldeias Alta, Tinoco, ex-prefeito de São João do Sóter, Moura, Carlos Figueiredo e Naldinho Pinheiro.
Dados - Para definir a importância do PSL no cenário político nacional e também do Maranhão, Chico Carvalho lembrou dos últimos resultados conseguidos pelo partido em 2014 e também em 2016. 
Nas últimas eleições gerais, o PSL conseguiu eleger dois deputados estaduais: Graça Paz e Edson Araújo. A eleição dos dois membros do partido ocorreu sem coligação com outra legenda. 
"Saímos com chapa pura na proporcional e com os nomes que apresentamos chegamos a 160 mil votos. Um número expressivo. Somos um partido pequeno com resultados de partidos grandes, mas sem os problemas com corrupção que boa parte das ditas legendas grandes são acusadas de estarem envolvidas", disse o presidente.
 
Sá Marques pede agilidade na solução do problema
da falta de água no bairro do João Paulo
 
Na manhã dessa terça-feira, 7, o vereador Sá Marques (PHS) acompanhou técnicos da CAEMA, por diversas ruas no bairro do João Paulo. O objetivo foi mostrar como anda a atual situação da área, que sofre com a falta de água. Sá Marques também pediu agilidade na solução do problema.
De acordo com o parlamentar, que sempre solicita melhorias para a população ludovicense nas mais diversas áreas, foram visitadas as ruas da Cerâmica, São Luís, Travessa da Palmeira, Eulino Machado, Alto da Vitória e Alto do São Benedito.
“Fomos pessoalmente em todas essas ruas, e daqui, os técnicos da CAEMA vão levar o relatório para o chefe de operações da companhia, para que sejam tomadas as devidas providências, vamos acompanhar para que realizem os serviços o mais rápido possível”, destacou o parlamentar.
 
 
 
VEREADOR PAVÃO FILHO COBRA O INÍCIO DAS OBRAS DA REFORMA COMPLETA DO MERCADO DA CIDADE OPERÁRIA
 
A Câmara Municipal aprovou a Indicação 434/2017 de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), que solicita ao governador Flávio Dino (PCdoB), em caráter de urgência, o início das Obras de reforma completa do Mercado da Cidade Operária, conforme acordo firmado em Audiência Pública realizada no dia 19 de maio de 2016 no Plenário da Câmara municipal, no qual o Governo do Estado do Maranhão se comprometeu com a Câmara Municipal, a Associação dos Feirantes da Cidade Operária e Lideranças da Cidade Operária, iniciar às obras a partir do início de 2017.
O mercado da Cidade Operária sempre enfrentou muitos problemas como a falta de estrutura adequada, a falta de higiene, a falta de um ambiente propício e saudável para a comercialização de gêneros alimentícios.
Por essa exposição de motivos, o vereador pedetista acentua que “solicitamos a presença do Governo do Estado do Maranhão, visando à recuperação imediata da estrutura existente, dotando-a de equipamentos necessários para o funcionamento de um Centro moderno de abastecimento de alimentos para a população da Cidade Operária e bairros adjacentes”.
O representante do PDT destaca ainda, que há muito tempo, a feira era administrada pelo Estado, mas depois que passou a ser de responsabilidade dos feirantes, a situação se agravou. “Os feirantes não têm condições necessárias para manter a feira em um bom estado de funcionamento, que dispõe de mais de 500 pontos divididos entre bancas e boxes. O local apresenta inúmeras deficiências e necessita urgentemente de uma reforma geral, tanto na estrutura predial como na parte de instalações elétricas e hidráulicas”, completa ele.
Ele ressalta, que “desde o início do nosso mandato, levantamos essa bandeira de luta e estivemos presentes em várias audiências para discutir o assunto, bem como formulamos proposições, onde reivindicamos a Reforma Completa do Mercado da Cidade Operária através das (Indicações Nos 170/13, 023/14 e 166/14, 002/15 e 121/15, 003/16, 276/16 e 002/2017)”.
Finalmente, Pavão Filho pontua que “na qualidade de represente daquela comunidade e atendendo a permanentes solicitações da comunidade, solicito atendimento em regime prioritário, ao Pleito ora apresentado, objetivando a reforma completa do Mercado da Cidade Operária”.
 
 
Aprovado Projeto de Lei do vereador Edson Gaguinho que
institui o Dia Municipal de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti.
 
A Câmara Municipal de São Luís aprovou nessa terça-feira, dia 7 de novembro, o Projeto de Lei n° 165/2017, de autoria do vereador Edson Gaguinho (PHS), que “institui o Dia Municipal de combate e prevenção ao mosquito transmissor da Dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya”. O projeto foi aprovado por unanimidade.
Justificando o projeto, o parlamentar alegou que “a prevenção ainda é a melhor solução, esta Lei chega para criar uma consciência cidadã em nossos munícipes contra o mosquito transmissor da Dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya, o Aedes aegypti, que infelizmente se tornou um grave problema para toda a sociedade”.
O projeto prevê que no dia 25 de novembro seja realizado anualmente o Dia Municipal de combate e prevenção ao mosquito transmissor da Dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya em São Luís.
Ainda de acordo com o vereador, é importante que o poder público, neste dia, realize ações que movimentem a cidade, conscientizando a população da importância da prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário