sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Missa dos Quilombos une fé e resistência para marcar Dia da Consciência Negra

    Celebração é ato de fé e resistência contra a violência e o preconceito. (Foto: Divulgação)
 
Unindo fé e resistência, foi realizada no fim de tarde desta quarta-feira (15) a Missa dos Quilombos, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada na Rua do Egito, Centro de São Luís. A celebração, que chegou a sua quinta edição, é alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20.
Realizada pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a missa contou com apoio do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).
Com música e ritmo, a missa foi um momento de reflexão sobre a trajetória do povo negro desde a escravidão até os dias atuais. A ideia é combater a violência e o preconceito por meio da comunhão de diferentes povos na eucaristia.
Por meio da missa, a aposentada Maria da Conceição Fernandes viu o preconceito como um tipo de egoísmo que oprime o povo negro. “A missa serviu para que abríssemos os olhos para os sofrimentos humanos, tanto por parte do preconceito quanto por qualquer outro tipo de violência. A evolução humana deve vir de dentro, já que a maldade e o egoísmo partem do interior”, disse.
A liturgia foi pautada na religiosidade de matriz africana e na cultura popular maranhense, com a participação do Tambor de Crioula do Oriente, Tambor de Crioula Arte Nossa e dos grupos Marabatuk, Africanidades e Yluguere.
Segundo o produtor cultural Raydenisson Sá, a Missa dos Quilombos é uma celebração do ministério pascal onde Jesus Cristo está vivo através dos elementos da cultura negra. Para ele, a missa é ao mesmo tempo protesto e em um ato de fé.
“O mês da Consciência Negra foi escolhido para a realização da Missa dos Quilombos, pois é um clamor de uma sociedade que quer se ver livre de preconceitos e intolerâncias. A missa serve para nós combatermos atitudes que ferem e machucam o outro, para que finalmente cheguemos a real evolução”, declarou.
Consciência Negra
A Missa dos Quilombos abre outras atividades que fazem parte da programação do Dia da Consciência Negra. Nesta sexta-feira (17), a Praça do Reggae, localizada no Centro Histórico de São Luís, recebe uma programação especial em alusão ao dia 20 de novembro.
Na segunda-feira (19), a programação será na Casa do Maranhão com o melhor da cultura afro-maranhense. Já na próxima sexta-feira (24), a Praça Negro Cosme, localizada no bairro Fé em Deus, terá uma programação especial recheada de shows e atrações culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário