sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Prematuro: Atividade alerta sobre os riscos da prematuridade e realça superação

 
Evento marcado pela emoção reuniu cuidadores e familiares que vivenciaram a internação de filho em UTI neonatal
Muita emoção e alegria marcaram a manhã desta sexta-feira, 17, na Unidade Materno Infantil, onde foi realizada uma programação para evidenciar a passagem do Dia Mundial do Prematuro. Os sentimentos de gratidão e afeto estavam estampados nos rostos de diversas famílias. Elas superaram a dor e a angústia de ver seus filhos internados em uma UTI neonatal.

É o caso da assistente administrativo, Natália Carvalho, mãe da pequena Anthonélly, que nasceu prematura com 25 semanas e três dias. A bebê ficou internada por quatro meses e meio na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e mais alguns dias na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais. “Tudo valeu a pena! Minha filha lutou pela vida, e todos nós lutamos juntos com ela. Meu coração se enche de alegria por cada conquista, mesmo com alguns problemas decorrentes da sua prematuridade. Ela tem alcançado vitórias diárias. É meu maior exemplo de força e superação. E isso, com certeza, é resultado de um esforço conjunto”.

Esses e outros depoimentos fizeram parte de uma manhã repleta de informações e homenagens no Hospital Universitário da UFMA, vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. O evento realizado por iniciativa da Unidade de Cuidados Perinatais promoveu um encontro entre cuidadores e familiares que vivenciaram a internação do filho na UTI neonatal do HU-UFMA.

Josiane Vieira, mãe do Bruno Gustavo, hoje com seis meses, externou sua gratidão com a vitória alcançada por ter seu filho em seus braços. “Ele nasceu com 27 semanas e precisou ficar dois meses internado. Só tenho a agradecer a Deus pela vida dele, por todos os cuidados que ele teve aqui. Não é fácil, a nossa vida muda completamente, mas o que nos dá força é ver a luta dos nossos filhos pela vida e todo o apoio que nos é oferecido”, reforça.

Na abertura do evento estavam presentes, a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Vânia Cantanhêde, a chefe da Divisão de Enfermagem, Teresa Rachel Alencar, o chefe da Unidade Materno-Infantil, Frederico Lopes, o chefe em exercício do Banco de Leite, Christyann Lima, a coordenadora do Método Canguru no centro de referência do HU-UFMA, Marynéa Vale, a gerente de Relações Institucionais da Vale, Vanessa Tavares, demais profissionais e familiares.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a honra em poder receber tantas famílias que passaram pelos cuidados na UTI Neo. “Hoje é um dia importante, por ter sido escolhido para alertar sobre os riscos da prematuridade, que é um grave problema de saúde pública no país. Mas estou extremamente feliz por estarmos aqui comemorando a superação de tantas famílias que lutaram pela vida de seus pequenos guerreiros, juntamente com toda a equipe que faz deste hospital uma referência”.

A atenção ao neonato prematuro nas unidades de terapia intensiva neonatais (UTIN) tem sido aperfeiçoada continuamente, o que resultou no aumento na sobrevida de recém-nascidos cada vez mais prematuros. No HU-UFMA, esse cuidado é realizado pela equipe multiprofissional da Unidade de Cuidados Perinatais, que também é o Centro Coordenador da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Risco- Método Canguru, há mais de 20 anos.

Mensalmente, são admitidos em média 15 bebês pré- termos na UTIN. Eles são acompanhados juntamente com suas famílias pela equipe multiprofissional até a alta, quando são encaminhados para o ambulatório de seguimento e/ou ambulatórios da Atenção Básica, através de parcerias estabelecidas previamente. Canguru visa fundamentalmente uma mudança de atitude na abordagem do recém-nascido e sua família”.

O HU-UFMA é tido como um Centro de Referência Nacional do Ministério da Saúde para a Atenção Humanizada ao recém-nascido de baixo peso – Método Canguru, cuja coordenação é da neonatologista, Marynéa Vale. Ela destaca que o Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado. “Reúne estratégias de intervenção biopsicossocial e a atenção humanizada à criança, seus pais e à sua família, respeitando-os em suas características e individualidades. A adoção do Método

Nenhum comentário:

Postar um comentário