quinta-feira, 9 de novembro de 2017

SÃO LUÍS - Alunos do CE Estado do Amazonas visitam Memorial do MPMA


 Estudantes do Centro de Ensino Estado do Amazonas, localizado no bairro de Fátima, visitaram nesta quinta-feira, 9, a sede do Memorial do Ministério Público do Maranhão, em São Luís. A visita faz parte do projeto “A Escola no Memorial do MPMA”.

Acompanhados das professoras Daysemar Azevedo e Lana Santos, os alunos das três séries do ensino médio assistiram a uma palestra do promotor de justiça Raimundo Nonato Leite, que é diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMA, a respeito da missão e das atribuições do Ministério Público. Foram destacadas as ações de combate à corrupção e a defesa dos direitos à educação, saúde, meio ambiente, bem como das pessoas com deficiência, crianças, adolescentes e idosos.

O promotor de justiça esclareceu que os avanços alcançados pela instituição ministerial, sobretudo depois da Constituição de 88, foram possíveis em grande parte devido ao apoio da sociedade. “Não há Ministério Público sem democracia e sem que os cidadãos estejam sempre atentos reivindicando seus direitos”, destacou.

Também oriundo de escola pública, Nonato Leite chamou a atenção dos estudantes sobre a importância que devem dar à educação. “O grande diferencial do século XXI é a formação qualificada. Ninguém pode tirar de nós o conhecimento que adquirimos”.

Na programação da visita, foi ainda registrada a participação da historiadora Kelcilene Rose Silva, que falou sobre o Programa Memória Institucional do Ministério Público do Maranhão.

A analista ministerial Susane Viégas e a monitora Alda Íris Arruda apresentaram o acervo do Memorial do MPMA, que reúne vestes, livros, documentos históricos e galerias de fotos dos membros que fizeram parte da história da instituição.

MEMORIAL

Localizado na Rua Newton Prado (Montanha Russa), 53, no Centro de São Luís, o Memorial do MPMA funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h e a entrada é gratuita. As escolas interessadas em participar do projeto podem agendar as visitas pelo telefone 3231-2943.


Nenhum comentário:

Postar um comentário