sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Sarney: a herança maldita e a influencia do velho oligarca na politica brasileira


A República Velha, ou Primeira República, é o nome dado ao período compreendido entre a Proclamação da República, em 1889, e a eclosão da Revolução de 1930.
 
A República Oligárquica foi marcada pelo controle político exercido sobre o governo federal pela oligarquia cafeeira paulista e pela elite rural mineira, na conhecida “política do café com leite”. Foi nesse período ainda que se desenvolveu mais fortemente o coronelismo, garantindo poder político regional às diversas elites locais do país.
O período marca também a ascensão e queda do poder econômico dos fazendeiros paulistas, baseado na produção do café para a exportação. Além disso, os capitais acumulados com a exportação do produto garantiram o início da industrialização do país, ao menos na região Sudeste.
Essa industrialização proporcionou mudanças na estrutura social brasileira, com a formação de uma classe operária e o crescimento do espaço urbano. As mudanças políticas e sociais, também conhecidas pelo termo modernização, resultaram ainda em agudos conflitos sociais, tanto no campo, como no caso da Guerra de Canudos, quanto nas cidades, como a Revolta da Vacina e as greves operárias na década de 1910.
A crise das oligarquias rurais e a crise econômica mundial, atingindo profundamente a produção cafeeira, representaram a agonia da República Velha. A insatisfação com a eleição de Júlio Prestes, em 1930, deu à elite os motivos para derrubar os fazendeiros paulistas que estavam no poder, através da Revolução de 1930. Era o fim da República Velha e o início da Era Vargas. Fazendo  uma analogia entre a República Velha e a Velha República constatamos que o ex- presidente Sarney continua fazendo a velha politica dos nossos antepassados, típico de um oligarca,  sendo o líder de um grupo de senadores e caciques do congresso. Mesmo com 87 anos, Sarney ainda mantém agenda ativa e recebe em sua residência vários senadores ao longo da semana. O presidente do senado, Eunício de Oliveira (CE), costuma passar na casa de Sarney para uma conversa, assim como o líder do PMDB, no senado Renan Calheiros, e o presidente da sigla, senador Romero Jucá. No último sábado, Sarney saiu das sombras e foi ao Palácio do Jaburu se reunir com o presidente Michel Temer. Ele permaneceu mais de duas horas com Temer, a quem teria dito para ficar firme. A aliados, Sarney disse que Temer não renunciará e repetiu a avaliação feita por integrantes do Palácio, tudo isso na época nebulosa que passava o governo. Isso demonstra claramente a influencia do velho oligarca na politica brasileira. Tudo que acontece de ruim historicamente no Brasil tem o dedo ou a mão de Sarney, que quer de uma forma ou de outra se perpetuar a vida toda no poder. Sarney e sua clã representa o câncer na politica brasileira. Chegou a hora de dá um basta em tudo isso. Fora Temer!!!!!Fora Sarney!!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário