terça-feira, 14 de novembro de 2017

Servidor da Câmara Municipal recebe placa de honra ao mérito do TRE


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), desembargador Raimundo Barros, condecorou, na tarde desta segunda-feira (13), com uma placa de honra ao mérito, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral, o funcionário da Câmara Municipal de São Luis, Manuel Gomes de Castro Sobrinho.
Manuel Gomes exerce, atualmente a chefia de gabinete do vereador Silvino Abreu e foi, durante 10 anos, superintendente legislativo daquela casa parlamentar. A homenagem prestada pela Justiça Eleitoral deve-se aos quase 40 anos de atividade dele como presidente de mesa eleitoral, função que exerce  em tempo de eleição  no colégio Sotero dos Reis, na Rua de São Pantaleão.
O desembargador Raimundo Barros destacou o trabalho de Manuel Gomes com sua equipe, destacando que, como não existe remuneração, é uma ação de cidadania e que, por isso, merece o reconhecimento, pelo dinamismo e pela seriedade com que ele encara tal função.
Manuel Gomes revelou ter saído satisfeito da solenidade,  por ter seu trabalho reconhecido ao longo de quase quatro décadas. “Comecei na terceira Zona e hoje estou na Primeira. É um trabalho que requer esforço e dedicação, mas isso nos dá uma sensação do dever cumprido”, salientou. Esta é a segunda vez que Manuel Gomes é homenageado pela Justiça Eleitoral do Maranhão.


Vereadores criam Frente Parlamentar de Defesa das Escolas Comunitárias                                  
    O plenário da Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria do vereador Francisco Chaguinhas (PP), que comunicou ao presidente do Poder Legislativo, a criação da Frente Parlamentar pela Defesa e Manutenção das Escolas Comunitárias, que inicialmente terá nove vereadores, contando com ele e mais os vereadores Sá Marques (PHS), Concita Pinto (PEN), Marcial Lima (PEN), Genival Alves, Edson Guaguinho, Umbelino Junior (PPS) e Aldir Júnior (PR).
O vereador Chaguinhas diz que, a iniciativa do vereador Cézar Bombeiro (PSD) para a audiência pública sobre Escolas Comunitárias poderia ter não um desdobramento bem amplo, daí a iniciativa de criação da Frente Parlamentar de Defesa e Manutenção das Escolas Comunitárias, que pode ser ampliada com a participação de outros vereadores interessados.
Chaguinhas registrou que, a educação infantil há décadas vem sendo de responsabilidade maior das escolas comunitárias, as quais enfrentam todo tipo de dificuldade e acabam mesmo assim fazendo uma educação de bom nível, que é responsabilidade do poder público. Os nove vereadores da Frente Parlamentar, temos o propósito de encontrar meios eficazes para a manutenção das escolas comunitárias, uma vez que a Prefeitura de São Luís, não tem como assumir uma grande responsabilidade, que não foi atentada por vários gestores  anteriores que passaram pelo executivo municipal.
Por outro lado, Cézar Bombeiro afirmou que a proposta do colega Chaguinhas é muito importante, por dois aspectos: o primeiro é que iremos conhecer a realidade de centenas de escolas comunitárias e como uma frente de ação, em bloco poderemos conseguir melhorias para elas pelo do setor público e parcerias com a iniciativa privada, afinal de contas, educação é direito de todos.
Peixes são distribuídos no Residencial Primavera


Uma ação realizada na Igreja Católica no Residencial Primavera, em São Luís, beneficiou centenas de pessoas com distribuição de peixes. 
O evento foi feito pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), atendendo um requerimento do vereador Joãozinho Freitas (PTB).
Segundo o parlamentar, esse tipo de ação social, além de ser uma ajuda para população carente de São Luís, também aproxima os moradores do executivo municipal.
“A comunidade ficou satisfeita com a execução do requerimento. Todos os dias na Câmara Municipal, nós trabalhamos para melhorar a qualidade de vida do povo da nossa cidade”, frisou.
O vereador Joãozinho Freitas tem uma forte atuação na Região da Fialho em São Luís e é um dos parlamentares de grande expressão no Legislativo Municipal.


Silvino Abreu cobra a  colocação de parada
de ônibus, com abrigo, na Praça da Camboa

O vereador Silvino Abreu (PRTB) apresentou requerimento na Câmara, solicitando que a Prefeitura – por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT) – determine a colocação de uma parada de ônibus, com abrigo, na Avenida Luís Rocha, em frente à Praça do Bairro Camboa, no sentido da Ponte Bandeira Tribuzzi.

No pedido que será encaminhado pela Câmara ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao secretário da SMTT, Canindé Barros, Silvino Abreu esclarece que a parada, com abrigo, é necessária, porque os usuários de transportes coletivos reclamam que estão sendo prejudicados com a falta do benefício. 

Para Silvino Abreu, o falta de paradas de ônibus, com abrigo, ainda é um grande problema em praticamente todos os bairros de São Luís, especialmente na Camboa. O vereador entende que a falta das paradas prejudica milhares de usuários do transporte coletivo, que diariamente ficam nas calçadas, expostos ao sol ou a chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário