sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Tour Jovem Cidadão supera a marca de 1.500 jovens participantes

Tour Jovem Cidadão supera a marca de 1.500 jovens participantes. (Foto: Divulgação)
 
Um passeio pela história e pela cultura do Maranhão. Mais de 1.500 jovens de vários municípios de todas as regiões do estado já vivenciaram essa experiência, desde o início do ano, por meio do projeto Tour Jovem Cidadão. Em 2017, o projeto beneficiou 1.560 jovens de 35 municípios em 21 edições realizadas. Até o fim do ano, serão mais de 2 mil jovens de 46 municípios.
A ação, do Governo do Estado, proporciona, estudantes da rede estadual de ensino, turismo educativo por meio de visita a espaços culturais e turísticos de São Luís, como museus, bibliotecas, casas de cultura, praia, entre outros.
Jovens participantes do Tour Jovem Cidadão em frente ao Palácio dos Leões. (Foto: Divulgação)
 
A marca de 1.500 jovens beneficiados foi superada na edição que começou quarta-feira (1º) e terminou na quinta-feira (2), com participação de estudantes dos municípios de Alto Alegre do Maranhão e Pedreiras.
Já foram alcançados pelo projeto jovens dos municípios de Cantanhede, Matões do Norte, Anajatuba, Morros, Bacabeira, Paço do Lumiar, São Benedito do Rio Preto, São Luís, Vargem Grande, Monção Igarapé do Meio, Cajapió Guimarães, São Mateus do Maranhão, Cajari, Viana, Matinha, Anapurus, Coroatá, Urbano Santos, Bom Jardim, São João Batista, São Bento, Vitorino Freire, Timbiras, Governador Newton Belo, Gonçalves Dias, Santa Filomena, Buriti Bravo, Conceição de Lago Açu, Cajapió, Carolina e Guimarães. Os próximos municípios a participar do projeto, serão Santa Luzia do Paruá e Parnarama, na sexta-feira, dia 10 de novembro.
Visita dos jovens estudantes ao Palácio dos Leões. (Foto: Divulgação)
 
Por meio da iniciativa, são ofertadas oportunidades de acesso ao conhecimento, fazer amizades e ampliação dos laços afetivos com a história e cultura do Maranhão. “É muito gratificante, especialmente para nós que moramos tão distante de São Luís e que através do projeto, temos a chance de visitar a capital do estado, conhecer mais sobre a história e a cultura do Maranhão, que é a nossa própria história”, disse a estudante Luana Pereira, de Guimarães.
Os jovens afirmam que as visitas aos espaços culturais enriquecem a trajetória deles de estudantes e cidadãos maranhenses. A estudante Monique Bringel, de 17 anos, moradora de Conceição do Lago Açu, um dos municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, não conhecia São Luís e seus espaços culturais, como museus, casas de cultura ou ido a praia.  “Foi muito bom mesmo ter participado do Tour Jovem! Nos divertimos muito durante todo o passeio, nos museus, na praia e aprendemos sobre a história de São Luís, que é a capital do nosso estado”.
Tour Jovem Cidadão
Jovens participantes do Tour Jovem Cidadão visitam a área da Praça Benedito Leite. (Foto: Divulgação)
 
O projeto Tour Jovem Cidadão é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude (Seejuv) em parceria com as secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Cultura e Turismo (Sectur) e Desenvolvimento Social (Sedes). Participam, também, a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur) e gestores municipais de juventude.
O objetivo promover o turismo educativo a estudantes da rede estadual de ensino. A inciativa tem sido um dos destaques entre as ações do Governo do Estado voltadas à juventude maranhense, como destacou o governador Flávio Dino, quando conversou com jovens participantes da 20º edição do projeto.
“Esse programa visa garantir que jovens de todas as regiões tenham oportunidade de aprimoramento e capacitação, formação cultural e também de lazer, que é um direito constitucional garantido”, explicou o governador.
Para a secretária da Juventude, Tatiana Pereira, o projeto contribui para a formação educacional e para a cidadã dos milhares de jovens que participam da iniciativa. “Proporciona a jovens maranhenses de diversos municípios fazer essa relação importante entre a educação com a cultura, história e turismo, a partir do que eles descobrem nos vários espaços que visitam. Isso é importante tanto para seu currículo escolar, quanto para o enriquecimento deles enquanto cidadão”.
Jovens participantes do Tour Jovem Cidadão em uma praia de São Luís. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário