quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Informações da Câmara municipal de São Luís

Marcial Lima condecora ex-combatentes
com medalhas no quartel do 24º BIS

Uma formatura matinal, aglutinando parte da tropa marcou, na manhã desta quarta-feira (27), no quartel do 24º BIS, a solenidade em que o vereador Marcial Lima (PEN) condecorou, com a medalha Simão Estácio da Silveira, os ex-combatentes Simão Pereira, Ancelmo Alves e Bernardo Nascimento, únicos integrantes de um contingente de 145 militares maranhenses que compuseram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), na campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial, que ainda estão vivos.Aos 96 anos, os três ainda estão lúcidos e contam com detalhes  como foi a campanha. O comandante do  24º BIS, coronel Marcus Vinícius, disse, em seu pronunciamento, que os três ex-combatentes representam a bravura e a coragem de um povo e que são considerados como verdadeiros heróis, uma vez que lutaram contra o Nazismo, regime implantado por Adolf Hitler e que originou no mais sangrento conflito da história da Humanidade.
Por seu turno, Marcial Lima destacou que os três ex-pracinha são autênticos heróis e que merecem o reconhecimento de um povo.
“A Câmara reconhece a coragem e o heroísmo de três personagens que fazem parte da história mundial. Foram atores de um período macabro, lutaram contra um sistema que ia de encontro à democracia, sobreviveram às tormentas e  às incertezas de uma guerra. São, portanto personalidades do mundo e estamos aqui para render a nossa justa homenagem”, destacou o vereador.
A professora universitária Dilecy Adler se emocionou e foi às lágrimas, ao lembrar do pai,  Francisco Alder  (já falecido), que também esteve no teatro de operações da Segunda Guerra Mundial, integrando o grupo de pracinhas maranhenses.
“Somos filhos do pós-guerra. Foi um período muito duro, uma época que jamais poderemos esquecer e estes homens que estiveram no front são heróis do mundo, e jamais podem ser esquecidos”, assinalou, após ler um poema.
Por último, o professor aposentado Lúcio Cunha, da UFMA, e que integrou o Exército, disse que não se pode esquecer a dedicação dos ex-combatentes, que estiveram em refregas sangrentas  na Itália, principalmente em Pistoia, Montese e Monte Castelo, num esforço das tropas aliadas para livrar o mundo do Nazismo.
“Eles ajudaram a vencer o Nazismo, são homens arriscaram a vida e escreveram parte de uma triste história. E são hoje, testemunhas vivas de uma época que jamais passará despercebida, pelo que representou para a Humanidade”, disse Lúcio Cunha.

Anualmente, no mês de dezembro, cada vereador condecora três personalidades com a medalha Simão Estácio da Silveira. A solenidade coletiva este ano aconteceu no dia 19, no auditório da Fiema. O vereador Marcial Lima, preferiu entregar as comendas aos seus homenageados, no quartel do 24º  BIS, até para evitar a demorada solenidade da Fiema, por conta da avançada idade dos três ex-combatentes, que já enfrentam problemas de locomoção.
Pessoas custodiadas e presos em flagrante 
poderão ter espaço reservado em hospitais
Caso seja sancionado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT) o projeto de lei nº 176/2017, de autoria do vereador Umbelino Junior (PPS), aprovado pela Câmara Municipal de São Luís, as pessoas custodiadas, presos em flagrante e detentos oriundos do sistema carcerário passarão a ter espaço reservado para atendimento nos hospitais públicos.
O artigo 1º da referida proposição determina que os hospitais públicos a reservarem espaço para atenderem a essas pessoas. A proposta acrescenta ainda que a ala reservada ao atendimento dessa demanda deverá ter pessoal treinado para atender de forma adequada e ter todos os requisitos mínimos de infraestrutura para manter os pacientes de forma digna.
Afirma o parlamentar do PPS que “cabe ressaltar que o Projeto de Lei não objetiva criar qualquer tipo de discriminação da situação em que a pessoa custodiada ou oriunda do sistema carcerário se encontra, mas assegurar aos demais pacientes que estão nos hospitais públicos condições de bem-estar físico e mental". 
Ele coloca também em sua proposta que “será de responsabilidade da Secretaria da Segurança Pública do Estado a manutenção da guarda e escolta das pessoas atendidas no artigo 1º da referida lei”. Para tanto, o vereador completa que “é sabido no noticiário nacional informações de resgates de presos e outros custodiados por comparsas e na maioria das vezes agem de forma truculenta e violenta quando sabem que estão hospitalizados devido ao pequeno contingente de agentes de segurança pública”.
Para manter resguardo jurídico, Umbelino Junior cita “a lei nº 8.080/90, que institui objetivos e diretrizes nos quais podemos fazer referência a dois; a universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência e igualdade de assistência na saúde e sem preconceitos ou o privilégios de qualquer espécie”. Finaliza ele dizendo que “o objetivo do Projeto de Lei visa resguardar todos que esperam no Sistema Público de Saúde atendimento seguro e eficaz quando solicitado”.
 
Vereador Ricardo Diniz participa de encontro 
com empresários na Baixada Maranhense

O vereador Ricardo Diniz (PCdoB) fez parte da comitiva da Federação das
Associações Empresariais do Maranhão, FAEM, que no mês de dezembro visitou
as cidades de Pinheiro e Penalva, na Baixada Maranhense. Na Associação
Comercial e Industrial de Pinheiro, a FAEM realizou sua plenária de
encerramento do ano com o balanço de 2017 e a definição de objetivos e
metas para 2018.

 Participaram da plenária o vereador Ricardo Diniz, o presidente da
Associação Comercial do Maranhão, Miguel Mussalém, Graça Fernandes,
gerente do SEBRAE em Pinheiro e Wanderley Pinheiro, presidente da CDL em
Pinheiro. Após a plenária, a comitiva da FAEM foi a Penalva para
encontrar-se com representantes e empresários ligados a Associação
Comercial da Cidade em busca mais associados.

Para o vereador Ricardo Diniz, o trabalho da FAEM  é de grande importância
para defender os interesses dos empresários de todo o estado e impulsionar
o crescimento da economia maranhense, fortalecendo os setores comercial,
industrial e agropecuário. "Foi dado um passo importante, precisamos agora
começar uma agenda positiva para incentivar os empresários a se associar
às entidades para que todos, unidos, consigam lutar por melhorias em seu
ramos da atividade", ressaltou o vereador.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário