sábado, 16 de dezembro de 2017

O velho oligarca e sua familia, ainda insistem em tomar o poder para usurpá-lo

 
Para avaliar o desemprego no Brasil, não há que confiar nas estatísticas divulgadas na mídia. O índice do IBGE só considera desempregados os que procuraram vaga nos 30 dias anteriores à resposta ao questionário. A pesquisa restringe-se às seis maiores regiões metropolitanas. Quem teve alguma ocupação precária (bico) na semana anterior à pesquisa tampouco conta como desempregado.
Já o Dieese inclui os que procuraram trabalho nos 12 meses anteriores à pesquisa e tiveram somente atividade precária ou não remunerada.
Em contraste com esses dados — o IBGE aponta a média de 12,3% em 2003 —, pode-se demonstrar que o índice real de desemprego ultrapassa 25% da População Economicamente Ativa (PEA). Supera, ademais, 30% da PEA, se nela se incluir, como deve ser, grande parte da População em Idade Ativa (PIA) que não figura na PEA. Essas pessoas não entram nesta, porque supostamente não estão mais buscando emprego. O desalento de muitas delas é um dos resultados da política econômica aplicada no Brasil há, pelo menos, 40 anos. É um grande absurdo querer imputar ao governo Flávio Dino a crise econômica que já vem de muito tempo. Nós fomos (Des) governados pela oligarquia Sarney durante todo esse tempo em que a crise se instalou em nosso estado. Sofremos duros golpes com a cassação do governador Jackson Lago.Foi um golpe desfechado contra a soberania popular do povo maranhense." Lago foi cassado sob acusação de abuso de poder econômico. Depois veio outro golpe contra os brasileiros, que foi o afastamento da presidente Dilma. Tudo pensado e planejado pelo o derrotado nas eleições Aécio Neves, a Globo, a Fiesp, o PMDB e os demais partidos de direita. Sob a orientação do velho oligarca Sarney, a pedido de sua filha Roseana Sarney, que não consegue ficar sem o seu brinquedo predileto, que o governo do estado do Maranhão.  Qual é o país e o estado que aguenta tudo isso e ainda consegue respirar sem ajuda de aparelhos? Mas a coisa tá melhorando gradativamente, com lisura, transparência e focando no que realmente é prioridade para o estado. Flávio Dino precisa de mais 4 anos para colocar o Maranhão de vez nos trilhos e enterrar sem piedade essa oligarquia que impiedosamente colocou o nosso estado nesse patamar com os piores índice de desenvolvimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário