segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Ações do Governo do Estado contribuem para fortalecimento da cadeia do arroz

Ao longo destes três anos, os avanços na produção do Estado tem sido cada vez mais perceptíveis. Dentro do programa Mais Produção, na cadeia produtiva do arroz, por exemplo, os agricultores assistidos pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) desde o início dos trabalhos desenvolvidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)já apresentam aumento nos números de lucro e produtividade.
“A minha vida mudou depois deste programa, pois antes desse acompanhamento técnico, as coisas eram bem difíceis, teve ano quem nem conseguimos colher e através das técnicas que eles nos passaram, nós conseguimos melhorar e até aumentar nossa produção. Realmente foi um diferencial nas nossas vidas.” Afirmou a produtora Eva Gonçalves de Pedreiras.
Com 250 propriedades assistidas nos municípios de Arari, Codó, Chapadinha, Viana, Matinha, Mata Roma, Vitória do Mearim, Pedreiras, Matões do Norte, Trizidela do Vale, São Mateus, Anajatuba e Peritoró, o programa vem prestando assistência técnica e gerencial aos produtores, além das entregas de equipamentos, sementes e demais insumos, contribuindo para o aumento de 85% de lucro e 33% no aumento da produtividade por hectare. Além disso, o Programa Mais Sementes vem possibilitando aos produtores o recebimento de sementes de qualidade no período certo do plantio.
O produtor Carlos Alberto de Sousa, de Mata Roma, ressaltou que “Os técnicos da SAGRIMA e do SENAR vem nos orientando e nos dando todas as instruções necessárias para melhorar nosso plantio, porque antigamente nós trabalhávamos noite e dia e não tínhamos nenhum tipo de lucro, nem melhoria na produção, agora não, as coisas mudaram e melhoraram. É realmente muito importante para nós este acompanhamento técnico.”
A assistência técnica e gerencial é um diferencial pois grande parte dos produtores vinham realizando suas produções sem qualquer tipo de acompanhamento e por muitas vezes produzindo da forma incorreta, tendo prejuízos ao invés de lucros. 
De acordo com o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Luiz Figueiredo “O trabalho que vem sendo desenvolvido é diferenciado e eficiente pois proporciona a melhoria no processo produtivo e ganhos também com relação a rentabilidade financeira, focando principalmente na melhoria da produção, na rentabilidade da propriedade e na otimização do lucro. Os resultados já podem ser percebidos em várias cadeias produtivas, inclusive na cadeia do arroz.” 
O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, ressaltou que, “Nós escolhemos os territórios de acordo com suas características para o incentivo da produção de cada tipo de arroz, entregamos patrulhas agrícolas com plantadeiras exatamente para fomentar, orientar e tecnificar principalmente o pequeno produtor que tinha dificuldades para produzir.  Já começamos a ver os resultados positivos já acontecendo, este ano vamos entregar novos equipamentos e novas máquinas para podermos ajudar e ampliar cada vez mais a produção.”
 
Crescimento na Produção de Grãos
O Maranhão segue na contramão nacional, tendo uma previsão de crescimento na produção de grãos estimado em 3,8%. O governo do Estado, tem proporcionado condições favoráveis aos produtores, como incentivos fiscais, que por meio do Decreto33.110/2017 assinado pelo governador ano passado, que reduziu de 12% para 2% o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para operações realizadas por produtores de soja, milho, milheto, arroz e sorgo. Além das melhorias de estradas e dos programa que visam o fortalecimento da agricultura no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário