segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Entrevista JP: Flávio Dino nega que já tenha escolhido apoiar Zé Reinaldo para o senado

O governador Flávio Dino negou que durante reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), foi dada a garantia de apoio ao deputado federal José Reinaldo como o segundo nome da sua chapa ao Senado. A revelação foi dada em entrevista à editoria de política do Jornal Pequeno (Lourival Bogéa, Oswaldo Viviani, Manoel Santos Neto, Itevaldo Júnior, John Cutrim).
JP – Qual deve ser o critério para escolha do candidato à outra vaga ao Senado?
Flávio Dino – Deve ser o mesmo critério, deve ser do mesmo modo que foi o Weverton, que não foi decidido por mim, mas pela imensa maioria dos partidos que hoje me apoiam. Ele teve isso – e isso é mérito dele, ele fez isso sozinho – destaque com uma posição nacional clara no campo anti-Temer. Ele naturalmente ganhou a simpatia do campo anti-Temer, no estado. Mas ao mesmo tempo ele soube – por méritos dele – costurar apoio dos partidos… Então, ele construiu o apoio em torno do nome dele, de um modo tão claro que eu, na verdade, fui declarar o que praticamente já estava pactuado. Por isso foi uma boa escolha, porque foi no tempo certo e do jeito certo. Não foi uma imposição.
E é isso que tenho dito a todos os que se apresentaram como pré-candidatos: tanto para o Waldir Maranhão, como para o Zé Reinaldo e para Eliziane Gama. Todos os três têm suas virtudes, indiscutíveis, seus méritos. É claro que, por exemplo, em relação à figura do Zé Reinaldo sempre há um caminho todo especial de todos nós pela condição dele de ex-governador do Estado, obviamente. Mas é preciso que haja uma construção que sustente esse pleito, de disputar o senado. Eu não posso trair as minha convicções. Eu realmente acho que não cabe mais na política do Maranhão nenhum tipo de coronelismo. Então, não vou ser eu a fazer imposição, como tradicionalmente era feito no estado.
JP – Numa reunião com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, ocorrida aqui no Maranhão, o senhor teria dito a ele que apoiaria o deputado federal José Reinaldo [de saída do PSB] ao senado, caso ele fosse para o DEM e o DEM se aliasse ao senhor aqui no estado. Isso se confirma?
Flávio Dino – Não foi bem assim. Essa reunião realmente houve aqui no Maranhão. Eu e o Rodrigo somos amigos há muitos anos, fomos deputados juntos, e me foi feita a seguinte pergunta: ‘O fato de o ex-governador Zé Reinaldo se filiar no DEM é um critério que o exclua da chapa do Senado?’ Eu respondi: ‘De modo algum’. E devolvi ao Maia outra pergunta: ‘E o DEM ficará conosco?’ Ele respondeu: ‘Sim, ficará’.
A entrevista completa está publicada na edição deste domingo do Jornal Pequeno. O blog publicará ao longo do dia outros trechos da entrevista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário