terça-feira, 9 de janeiro de 2018

HU-UFMA abrirá processo seletivo para duas novas especialidades: Enfermagem Obstétrica e Gestão Hospitalar



Os candidatos aprovados na Residência Médica, na Multiprofissional em Saúde e na de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) terão os meses de janeiro e fevereiro, respectivamente, para efetuarem suas matrículas.

Os aprovados e selecionados na Residência Médica podem se matricular na Secretaria da COREME/HU-UFMA, no período de 23, 24, 25 e 29 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para os demais aprovados, o prazo vai de 19 a 23 de fevereiro e o local de matrículas é a sala da Residência Multiprofissional em Saúde, na Unidade Presidente Dutra, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

As provas aconteceram no final do ano passado e tiveram 1.085 inscritos para as residências Multiprofissional, 52 para a de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e 524 inscritos para a Residência Médica.

Em 2018, o HU-UFMA passará a contar com duas novas residências. Enfermagem Obstétrica e Gestão Hospitalar. Serão cinco vagas para cada. O edital do processo seletivo já está sendo produzido e em breve será divulgado.

O HU-UFMA é o maior centro formador de recursos humanos para a rede de saúde no Maranhão. A formação desses profissionais está alicerçada em diretrizes que incorporam a atuação profissional às atividades integradas de assistência, ensino e pesquisa.

Residência Multiprofissional em Saúde

A Residência Multiprofissional em Saúde ofertou 73 vagas para 10 categorias profissionais: enfermagem, nutrição, serviço social, fisioterapia, farmácia, terapia ocupacional, psicologia, educação física, fonoaudiologia e odontologia. Durante dois anos os residentes vivenciam na prática o cuidado com o paciente e a produção do conhecimento.

A coordenadora da residência, Milady Cutrim, destaca o que o setor está preparado para receber os novos residentes. “A missão maior do HU-UFMA é o ensino e uma atenção especial está sendo dada para a formação desses residentes. Estamos formatando as atividades com muito zelo, muitas ideias novas, fizemos uma pequena estruturação na matriz curricular e na metodologia. A proposta é alinhar a uma perspectiva mais moderna, inclusive, algumas das disciplinas já estão sendo oferecidas na modalidade de educação a distância, entre outros”.

Residência Médica

A Residência Médica ofertou 107 vagas para 27 especialidades. O tempo de duração depende da área de concentração com o período mínimo de um ano e máximo de cinco anos. O coordenador da residência, José Pereira Guará, ressaltou que a formação médica no Brasil no âmbito do SUS é um desafio, mas que o HU-UFMA segue firme no seu propósito do ensino em saúde de qualidade “Durante a graduação em medicina, o aluno é provocado com situações reais do cuidado ao paciente, porém é na residência médica que este cuidado é moldado, enriquecido e aprimorado. Nosso hospital, portanto, sob o olhar atencioso e qualificado de nossos supervisores e preceptores, propõe-se a executar este trabalho artesão, preparando para a sociedade profissionais capacitados, éticos e comprometidos com os princípios de atenção à saúde do SUS e contando com um parque tecnológico que se equipara aos grandes centros de outras regiões do país”.

Residência de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

A primeira no estado do Maranhão, iniciou em 2015. Tem duração de três anos e o seu objetivo geral é conduzir ao conhecimento na área de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, proporcionando treinamento suficiente para a atuação na especialidade em nível ambulatorial e hospitalar, na área de atuação correspondente de acordo com as Normas do Conselho Federal de Odontologia. Foram ofertadas duas vagas.

O coordenador da residência, Eider Guimarães, relata que a residência busca a formação com uma visão multiprofissional, preparando o residente para o mercado de trabalho, sobretudo com inserção no SUS, com alto nível técnico-científico, para atendimento de uma demanda reprimida de pacientes no Estado.

O início do período letivo para todos será o dia 1º de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário